A alfabetização em questão: Entrevista com Leonor Scliar-Cabra

Authors

  • Ronei Guaresi niversidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i1.13238

Keywords:

Alfabetização em questão, Leonor Scliar-Cabral

Abstract

Nesta edição, a equipe da Língua Nostra teve a honra de entrevistar Leonor Scli-ar-Cabral, professora e pesquisadora emérita da Universidade Federal de Santa Catarina, reconhecida nacional e internacionalmente por trabalhos publicados no campo da Aqui-sição da Linguagem. Leonor presidiu várias associações, entre elas a Associação Brasi-leira de Linguística e a International Society of Applied Psycholinguistics.  A entrevista se deu em função de sua conferência de abertura no IX Seminário de  Pesquisa em Estudos Linguísticos – SPEL , ocorrido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB campus Vitória da Conquista em setembro de 2017 e, ainda, em função de suas preocupações atuais com os indicadores de alfabetização do Brasil, o que resultou na publicação pela entrevistada do método Scliar de Alfabetização, método fundamentado nas neurociências e  na sua larga experiência como linguista.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ronei Guaresi, niversidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Licenciado em Letras pela Universidade do Contestado. Mestre em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutor em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

References

CHANGEUX, J.-P. “Prefácio”. In: DEHAENE, S. Os Neurônios da Leitura. Consultoria, tradução e supervisão de L. SCLIAR-CABRAL. Porto Alegre: Penso, p. 9-14, 2012.

FAEL. Matriz Curricular. Disponível em http://fael.edu.br/cursos/todos/pedagogia/matriz-curricular/?s=Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o+e+Letramento. Acesso em 09/10/2017.

FORAQUE, F. Uma em cada criança não sabe ler aos oito anos. Folha de São Paulo. São Paulo, 19 set. 2015. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/educacao/ 2015/09/1682956-57-dos-alunos-de-oito-anos-tem-baixo-aprendizado-em-matematica.html>. Acesso em: 10 out. 2015.

INEP (INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS Nota explicativa. Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA 2013. Brasília, 2013. INEP. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/ana/resultados/2013/nota_explicativa_ana_2013.pdf>. Acesso em: 10 out. 2015.

SCLIAR-CABRAL, L. A desmistificação do método global. Letras de Hoje. Online. vol. 48, nº 1, ps. 6-11, jan./mar, 2013.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

PNAIC/MEC. Remessa pelos Correios de Alfabetização na idade certa. Parte 1, 2013. . Acesso em: 29/09/2017.

Published

2017-08-06

How to Cite

Guaresi, R. . (2017). A alfabetização em questão: Entrevista com Leonor Scliar-Cabra. Língu@ Nostr@, 5(1), 128 - 133. https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i1.13238