Alfabetização: relações entre concepções e práticas

Authors

  • Claudionor Alves da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v4i2.13247

Keywords:

Alfabetização, Escrita, Leitura

Abstract

Este trabalho se insere no contexto de uma pesquisa intitulada “Alfabetização e Letramento Escolar: das
concepções às práticas”, que investigou as relações entre as concepções de alfabetização, os referenciais teórico-metodológicos e as práticas pedagógicas das professoras alfabetizadoras. Neste trabalho propõe-se analisar as relações entre concepção de alfabetização e as práticas pedagógicas das professoras alfabetizadoras. Os dados foram coletados por meio da Observação e de Entrevista. Os sujeitos, participantes desta investigação foram vinte (20) professoras das classes de alfabetização (1º, 2º e 3º ano) de duas escolas da zona urbana do município de Vitória da Conquista – Ba. Constatou-se, neste trabalho, que a concepção de alfabetização da maioria das professoras não ultrapassa os limites da decodificação e cópia mecânica; há contradições e equívocos entre as concepções e as práticas pedagógicas de um grupo de professoras e, enfim, reina o mecanicismo no processo de ensino da leitura e da escrita.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Claudionor Alves da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Claudionor Alves da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

References

AZEVEDO, M. A. e MARQUES, M. L. Alfabetização Hoje. São Paulo: Cortez, 2009.

BARBOSA, J. J. Alfabetização e Leitura. Coleção Magistério -2 Grau: Série Formação do professor. Cortez Editora, 2008.

_____ . Os fabricantes do sentido. In: Azevedo, M. A. & Marques, M. L. (2009). Alfabetização Hoje. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BRAGGIO, S. L. B. Leitura e alfabetização: da concepção mecanicista à sociopsicolingüística. Editora: Artes Médicas, 1992.

_____ . Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. 3. ed. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, Secretaria da Educação Fundamental, 1998.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e lingüística. São Paulo: Scipione, 1998.

COLELLO, S. M. G. Alfabetização em questão. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2004.

FOUCAMBERT, J. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

FREIRE, P. e MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo/leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

GONTIJO, C. M. M. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita. São Paulo: Autores associados, 2003.

GUZMÁN, R. J. e GUEVARA, M. Concepciones de infancia, alfabetización inicial y aprendizaje de los educadores y educadoras. In: Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, Vol. 8 no. 2 jul, 2010.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 2ª. ed. Campinas: Pontes, 2000.

_____ . Texto e leitor: aspectos cognitivos de leitura. 8ª. ed. Campinas: Pontes,2002.

OSWALD, M. L. M. B. Infância e história: leitura e escrita como práticas de narrativa. In: KRAMER, Sônia e LEITE, Maria I. (orgs). Infância e desafios da pesquisa. Campinas, São Paulo: Papirus, 1996.

PERSICO, M. S. y CONTIN, S. A. ¿Qué significa actualmente estar alfabetizado? Disponível em: https://www.redib.org. Acesso em 15 de outubro de 2014, 2005.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

_____ . Alfabetização e Letramento: 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.

SOLÉ, I. Estrategias de lectura. Barcelona: GRAO, 1992.

SILVA, E. T. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto et. al. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Published

2017-01-21

How to Cite

da Silva, C. A. . (2017). Alfabetização: relações entre concepções e práticas. Língu@ Nostr@, 4(2), 83 - 99. https://doi.org/10.22481/lnostra.v4i2.13247