A coesão na leitura de textos de curiosidade científica: um estudo com alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.9.1-27Palavras-chave:
Leitura, Textos de curiosidade científica, Tecnologias no ensino, Compreensão leitora, Consciência textualResumo
O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa vinculada a um projeto de origem – encerrado em 2021 –, o qual contou com o apoio do CNPq e da FAPERGS. O estudo realizado está ancorado nos pressupostos psicolinguísticos acerca da leitura e da compreensão leitora. No projeto em questão, 205 alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental de 4 escolas do Rio Grande do Sul (3 escolas públicas e 1 escola de obra social) participaram de uma intervenção de ensino que focalizou o desenvolvimento das habilidades de compreensão leitora e consciência textual de seus participantes. O artigo traz o processo de criação dos materiais de leitura em tecnologias digitais, com textos de curiosidades científicas e perguntas lúdicas e interativas, organizados em quatro módulos de conteúdo (superestrutura, coerência, coesão lexical e coesão gramatical); entretanto, destaca-se aqui o recorte dos módulos de coesão lexical e coesão gramatical. A fim de avaliar a contribuição da intervenção, foi aplicado um pré-teste – antes das oficinas – e um pós-teste – após as oficinas. Os dados foram tabulados e analisados, considerando os escores de compreensão leitora e consciência textual no módulo de coesão lexical e coesão gramatical, assim como analisados entre os 4 grupos de escolas. Nesse contexto, observou-se um desempenho variado, com desenvolvimento de até 13,54% nos escores dos alunos. O projeto é relevante para o incentivo da criação de tecnologias de ensino e aprendizagem, unindo a Psicolinguística e tecnologias digitais de forma interessante e engajadora, e visando ao desenvolvimento das habilidades de leitura de alunos do Ensino Fundamental.
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