O roleplaying game (RPG) como ferramenta dialógica para a promoção dos letramentos digital e literário
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13156Palavras-chave:
roleplaying game (RPG), letramento digital, letramento literário, multiletramentosResumo
O advento, no decorrer das últimas três décadas, das novas tecnologias de informação e comunicação levou a humanidade a sofrer mudanças drásticas em seu cotidiano, principalmente no que diz respeito às práticas letradas. Novas formas de letramento, que compõem o incontestável vernáculo multimodal (DALEY, 2010) da atualidade, composto por formas sígnicas vinculadas a gêneros discursivos inovadores que, em telas de diversos tipos e tamanhos, mesclam voz, escrita, imagem, música e vídeo, impulsionaram discussões que buscaram reinventar a acepção científica desse fenômeno, bem como o tratamento pedagógico das atividades sociais que dependem da língua escrita. Tendo em vista essa necessidade de reconfiguração da prática docente com vistas a acompanhar a imposição de um novo paradigma semiótico, este trabalho propõe o uso do roleplaying game (RPG), ou, em tradução literal, jogo de interpretação de papéis, como ferramenta dialógica que permite, entre outras possibilidades, a promoção dos letramentos digital e literário em sala de aula, pois se configura como um recurso lúdico. Para isso, discute-se a ideia de letramento, que hoje é comumente entendida por intermédio do conceito de multiletramentos, bem como se recorre a discussões específicas sobre o letramento literário e sobre o letramento digital. Em adição, fala-se sobre o que é o RPG, por meio de um breve histórico e da apresentação de suas principais características, e propõe-se o uso do mRPG, software que permite a criação personalizada de universos de RPG, apresentando-se um roteiro para seu uso e sugestões de tratamento de temas referentes à literatura com base nessa plataforma.
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