O caráter preditivo da consciência fonológica no processo de aquisição e aprendizado da leitura e da escrita

Autores

  • Márcia Cristina Bonfim Ramos de Mangueira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v2i1.13315

Palavras-chave:

Dificuldade de aprendizagem, Consciência Fonológica, Leitura e escrita

Resumo

Ao longo das últimas décadas, as dificuldades apresentadas pelas crianças na aprendizagem da leitura e da escrita têm merecido a atenção de vários estudiosos. A partir da década de 80, as investigações nesta área direcionaram o olhar para a capacidade de compreender, refletir e manipular conscientemente as unidades da língua, nomeadamente consciência fonológica. A literatura tem amplamente descrito estudos que correlacionam a consciência fonológica e o desenvolvimento em atividades de leitura e escrita. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva rever o conceito de consciência fonológica e investigar quais níveis subjacentes a essa competência podem predizer dificuldades que possam retardar o processo de aquisição e aprendizado em leitura e escrita.

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Biografia do Autor

Márcia Cristina Bonfim Ramos de Mangueira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Márcia Cristina Bonfim Ramos de Mangueira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

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Publicado

2014-08-05

Como Citar

de Mangueira, M. C. B. R. . (2014). O caráter preditivo da consciência fonológica no processo de aquisição e aprendizado da leitura e da escrita. Língu@ Nostr@, 2(1), 84 - 94. https://doi.org/10.22481/lnostra.v2i1.13315