Um olhar para os processos de interação e responsividade em aulas de língua materna e estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.15040

Palavras-chave:

Ensino;, Gêneros discursivos;, Interação em sala de aula.

Resumo

Neste artigo, defendemos que a sala de aula é um lócus de interação humana, no qual os estudantes desenvolvem habilidades sociais, cognitivas e linguísticas. Assim, buscamos investigar formas de interação e responsividade de uma turma do ensino médio nas aulas de língua portuguesa e de língua inglesa, em uma escola pública localizada no Sudoeste do Estado da Bahia. Para isso, apoiamo-nos nos postulados de Bakhtin (1998; 2011; 2016) e Volóchinov (2017) sobre a natureza dialógica da linguagem, a fim de compreender o fenômeno da interação e responsividade na esfera educacional. Baseamo-nos, também, nos estudos de Dolz e Schneuwly (2004) em torno gêneros escolares e dos aspectos extralinguísticos que permeiam as comunicações entre os sujeitos, dado que os gêneros são práticas sociais que articulam os objetos escolares. Para isso, neste trabalho, valemo-nos dos instrumentos de pesquisa da etnografia, tais como a observação de aulas e anotações em um diário de campo. A partir da análise dos dados obtidos, constatamos que as interações escolares são mediadas por gêneros discursivos, os quais acionam diferentes modos de responsividade diante das atividades didáticas propostas nas aulas de português e inglês, bem como percebemos que há gêneros que promovem mais possibilidades de engajamento por parte dos discentes do que outros.

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Biografia do Autor

Valméria Brito Almeida Vilela Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Baha

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Professora de Estágio Supervisionado e Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (DELL/UESB), campus de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. E-mail: valmeria.brito@uesb.edu.br.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Silva, A. B., & Ferreira, V. B. A. V. (2024). Um olhar para os processos de interação e responsividade em aulas de língua materna e estrangeira . Língu@ Nostr@, 12(1), 82-97. https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.15040

Edição

Seção

Artigos - Dossiê