Um olhar para os processos de interação e responsividade em aulas de língua materna e estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.15040Palavras-chave:
Ensino;, Gêneros discursivos;, Interação em sala de aula.Resumo
Neste artigo, defendemos que a sala de aula é um lócus de interação humana, no qual os estudantes desenvolvem habilidades sociais, cognitivas e linguísticas. Assim, buscamos investigar formas de interação e responsividade de uma turma do ensino médio nas aulas de língua portuguesa e de língua inglesa, em uma escola pública localizada no Sudoeste do Estado da Bahia. Para isso, apoiamo-nos nos postulados de Bakhtin (1998; 2011; 2016) e Volóchinov (2017) sobre a natureza dialógica da linguagem, a fim de compreender o fenômeno da interação e responsividade na esfera educacional. Baseamo-nos, também, nos estudos de Dolz e Schneuwly (2004) em torno gêneros escolares e dos aspectos extralinguísticos que permeiam as comunicações entre os sujeitos, dado que os gêneros são práticas sociais que articulam os objetos escolares. Para isso, neste trabalho, valemo-nos dos instrumentos de pesquisa da etnografia, tais como a observação de aulas e anotações em um diário de campo. A partir da análise dos dados obtidos, constatamos que as interações escolares são mediadas por gêneros discursivos, os quais acionam diferentes modos de responsividade diante das atividades didáticas propostas nas aulas de português e inglês, bem como percebemos que há gêneros que promovem mais possibilidades de engajamento por parte dos discentes do que outros.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Editora Hucitec, 1987.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. São Paulo: Fontes, Hucitec, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016, p. 7-173.
COELHO, Fernanda de Castro. B.; SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Aula de português: palavras e contra palavras. In: II Simpósio Internacional de Estudos em Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Anais II SIELP, 2012.
DOLZ, Joaquim.; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
ORLANDI, Eni. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora Unicamp, 2007.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.