A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: O PAPEL DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DOS ALUNOS

Autores

  • Vera Lucia Cazatti Eikon University

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.10932

Palavras-chave:

Carreira, Orientação profissional, Ensino Médio

Resumo

A motivação pela escolha do tema se deu devido à percepção de que muitas vezes ao concluir o ensino médio ainda não houve decisão de escolhas profissionais. São diversos os elementos que determinam as escolhas dos jovens e, assim, oferecer subsídios para professores orientarem suas aulas de forma a auxiliar seus alunos nessas escolhas. A percepção de que os jovens, por vezes, realizam atividades culturais que podem promover amadurecimento de sua compreensão sobre a importância de ter competência para as escolhas profissionais futuras com o auxílio da escola. Justifica-se a necessidade de identificar, entre os diversos contextos, que fatores podem influenciar as escolhas dos jovens e/ou podem contribuir para a sua reflexão, de modo que as decisões tomadas quanto a sua vocação sejam as mais conscientes e direcionadas pelos motivos certos. O Ensino Médio é o período ideal para se trabalhar essa escolha com os alunos. A finalidade desta pesquisa está em levantar dado referentes à escolha profissional tendo a escola e o professor como agente desse processo, considerando o contexto social e cultural que envolve cada instituição.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Cazatti, Eikon University

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2013) UNICESUMAR e graduação em LETRAS pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008) UNICENTRO. Experiência na área de Pedagogia, como tutora a distância UNESP - Especialização Educação 5.0 - Metodologias Ativas e Ensino Híbrido. Professores Educação Infantil e Fundamental. Experiência na área de Letras, como tutora a distância pela NUTEAD - Graduação em Letras/Espanhol. Pós Graduada em Educação a Distância com ênfase em Formação de Tutores.

Referências

ASSIS, M. H. F. et al. Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público. Rev. Ciênc. Ext. v.9, n.3, p.188, 2013.

BARBOSA, Altemir José Gonçalves; LAMAS, Karen Cristina Alves. Orientação profissional como atividade transversal ao currículo escolar. Estudos de Psicologia, 17(3), setembro-dezembro/2012, 461-468. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epsic/a/PkJSPjfdQj6jzhDxpQRQDCs/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 12 jan. 2022.

BRUNO. Trézia Ieda Ballerini; SORBELLO, Maria Carla Borges. Escolha profissional: realidade das escolas públicas e privadas. Pensamento Plural: Revista Científica do Unifae - São João da Boa Vista, v.2, n.2, 2008. Disponível em: <https://www.fae.br/2009/PensamentoPlural/Todas/artigo22_escolhaprofissional.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2022.

CALÔNICO JÚNIOR, F. A democratização do ensino médio no Brasil: configurações, limites e perspectivas. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2015.

CARDOSO, Ana Carolina Menghui; SERRA, Ana Caroline Chaves; CARVALHO, Ângela Caroline de; SILVA, Bianca Santos da;; SILVA, Rogério de Souza. Fatores que influenciam a escolha profissional: uma pesquisa com os estudantes do ensino médio integrado do IFSP. Scientia Vitae, vol. 7, nº 23, jan./mar. 2019. Disponível em: <http://www.revistaifspsr.com/v7n23p42-49.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2022.

ESTEVES, Eliel Soares. Fatores que influenciam nas escolhas profissionais dos jovens do ensino médio das escolas públicas e privadas do município de Espigão d’ Oeste-RO. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, 2014. Disponível em: <https://www.ri.unir.br/jspui/bitstream/123456789/945/2/Artigo%20ELIEL%20PDF.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2022.

FERREIRA, Mariana Barroso Bastos Santos. A decisão do jovem do ensino médio sobre a escolha pela profissão e as suas influências. Universidade de Brasília, Faculdade de Educação. Brasília, 2017. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/18642/1/2017_MarianaBarrosoBastosSantosFerreira.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2022.

MADRUGA, Karine Aparecida. Reflexão sobre a escolha profissional: a importância da orientação profissional no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso vinculado ao Curso de Especialização em Educação da Universidade do Planalto Catarinense. Lages, 2018. Disponível em: <http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/pos-graduacao/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas-a-partir-de-2018/ciencias-humanas/especializacao-4/715-reflexao-sobre-a-escolha-profissional-a-importancia-da-orientacao-profissional-no-ensino-medio/file>. Aceso em 13 fev. 2022.

NEIVA, Kathia Maria Costa; SILVA, Mariita Bertassoni; MIRANDA, Vera Regina; ESTEVES, Cristiano. Um estudo sobre a maturidade para a escolha profissional de alunos do ensino médio. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2005, vol.6, n.1 [citado 2022-02-22], pp. 1-14. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902005000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 05 jan. 2022.

OLIVEIRA, D. A. O ensino médio diante da obrigatoriedade ampliada: que lições podemos tirar de experiências observadas? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.91, n.228, p.269-290, 2010.

OLIVEIRA, Célia Torres de; MELO, Maria Célia de; ALMEIDA, Maria Osmilda de. Orientação vocacional no ensino médio: influências na escolha profissional. 2016. Disponível em: <https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc13-3.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2022.

RODRIGUES, Ivete Eliana Campagnuci Carrasco; CARVALHO, Marco Antonio Batista. Alunos do ensino médio e conflitos na escolha profissional. (2012). Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_unioeste_ped_artigo_ivete_eliana_campagnuci_carrasco.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2022.

SILVA, Lígia Terezinha Bontorin Dipp da. O jovem e a escolha profissional no século XXI. X Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Curitiba, 7 a 10 nov. 2011. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4490_3606.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2022.

SOUZA, Leonardo Carvalho de; OLIVEIRA, Pedro Henrique Nascimento de; ADALBERTO, Beatriz Amália. Os desafios da escolha profissional para alunos do ensino médio da rede pública de Ceilândia. Revista JRG de Estudos Acadêmicos - Ano III (2020), volume III, n.7 (jul./dez.) - ISSN: 2595-1661. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-04

Como Citar

Cazatti, V. L. (2022). A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: O PAPEL DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DOS ALUNOS. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 11(02), 136-148. https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.10932