A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: O PAPEL DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.10932Palavras-chave:
Carreira, Orientação profissional, Ensino MédioResumo
A motivação pela escolha do tema se deu devido à percepção de que muitas vezes ao concluir o ensino médio ainda não houve decisão de escolhas profissionais. São diversos os elementos que determinam as escolhas dos jovens e, assim, oferecer subsídios para professores orientarem suas aulas de forma a auxiliar seus alunos nessas escolhas. A percepção de que os jovens, por vezes, realizam atividades culturais que podem promover amadurecimento de sua compreensão sobre a importância de ter competência para as escolhas profissionais futuras com o auxílio da escola. Justifica-se a necessidade de identificar, entre os diversos contextos, que fatores podem influenciar as escolhas dos jovens e/ou podem contribuir para a sua reflexão, de modo que as decisões tomadas quanto a sua vocação sejam as mais conscientes e direcionadas pelos motivos certos. O Ensino Médio é o período ideal para se trabalhar essa escolha com os alunos. A finalidade desta pesquisa está em levantar dado referentes à escolha profissional tendo a escola e o professor como agente desse processo, considerando o contexto social e cultural que envolve cada instituição.
Downloads
Referências
ASSIS, M. H. F. et al. Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público. Rev. Ciênc. Ext. v.9, n.3, p.188, 2013.
BARBOSA, Altemir José Gonçalves; LAMAS, Karen Cristina Alves. Orientação profissional como atividade transversal ao currículo escolar. Estudos de Psicologia, 17(3), setembro-dezembro/2012, 461-468. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epsic/a/PkJSPjfdQj6jzhDxpQRQDCs/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 12 jan. 2022.
BRUNO. Trézia Ieda Ballerini; SORBELLO, Maria Carla Borges. Escolha profissional: realidade das escolas públicas e privadas. Pensamento Plural: Revista Científica do Unifae - São João da Boa Vista, v.2, n.2, 2008. Disponível em: <https://www.fae.br/2009/PensamentoPlural/Todas/artigo22_escolhaprofissional.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2022.
CALÔNICO JÚNIOR, F. A democratização do ensino médio no Brasil: configurações, limites e perspectivas. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2015.
CARDOSO, Ana Carolina Menghui; SERRA, Ana Caroline Chaves; CARVALHO, Ângela Caroline de; SILVA, Bianca Santos da;; SILVA, Rogério de Souza. Fatores que influenciam a escolha profissional: uma pesquisa com os estudantes do ensino médio integrado do IFSP. Scientia Vitae, vol. 7, nº 23, jan./mar. 2019. Disponível em: <http://www.revistaifspsr.com/v7n23p42-49.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2022.
ESTEVES, Eliel Soares. Fatores que influenciam nas escolhas profissionais dos jovens do ensino médio das escolas públicas e privadas do município de Espigão d’ Oeste-RO. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, 2014. Disponível em: <https://www.ri.unir.br/jspui/bitstream/123456789/945/2/Artigo%20ELIEL%20PDF.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2022.
FERREIRA, Mariana Barroso Bastos Santos. A decisão do jovem do ensino médio sobre a escolha pela profissão e as suas influências. Universidade de Brasília, Faculdade de Educação. Brasília, 2017. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/18642/1/2017_MarianaBarrosoBastosSantosFerreira.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2022.
MADRUGA, Karine Aparecida. Reflexão sobre a escolha profissional: a importância da orientação profissional no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso vinculado ao Curso de Especialização em Educação da Universidade do Planalto Catarinense. Lages, 2018. Disponível em: <http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/pos-graduacao/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas-a-partir-de-2018/ciencias-humanas/especializacao-4/715-reflexao-sobre-a-escolha-profissional-a-importancia-da-orientacao-profissional-no-ensino-medio/file>. Aceso em 13 fev. 2022.
NEIVA, Kathia Maria Costa; SILVA, Mariita Bertassoni; MIRANDA, Vera Regina; ESTEVES, Cristiano. Um estudo sobre a maturidade para a escolha profissional de alunos do ensino médio. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2005, vol.6, n.1 [citado 2022-02-22], pp. 1-14. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902005000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 05 jan. 2022.
OLIVEIRA, D. A. O ensino médio diante da obrigatoriedade ampliada: que lições podemos tirar de experiências observadas? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.91, n.228, p.269-290, 2010.
OLIVEIRA, Célia Torres de; MELO, Maria Célia de; ALMEIDA, Maria Osmilda de. Orientação vocacional no ensino médio: influências na escolha profissional. 2016. Disponível em: <https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc13-3.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2022.
RODRIGUES, Ivete Eliana Campagnuci Carrasco; CARVALHO, Marco Antonio Batista. Alunos do ensino médio e conflitos na escolha profissional. (2012). Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_unioeste_ped_artigo_ivete_eliana_campagnuci_carrasco.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2022.
SILVA, Lígia Terezinha Bontorin Dipp da. O jovem e a escolha profissional no século XXI. X Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Curitiba, 7 a 10 nov. 2011. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4490_3606.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2022.
SOUZA, Leonardo Carvalho de; OLIVEIRA, Pedro Henrique Nascimento de; ADALBERTO, Beatriz Amália. Os desafios da escolha profissional para alunos do ensino médio da rede pública de Ceilândia. Revista JRG de Estudos Acadêmicos - Ano III (2020), volume III, n.7 (jul./dez.) - ISSN: 2595-1661. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.