INFÂNCIA BRASILEIRA: OLHARES PARA A VIOLÊNCIA DURANTE A PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12582

Palavras-chave:

Crianças, Infância, Violência, Covid-19

Resumo

O presente trabalho desenvolve-se a partir de uma pesquisa guarda-chuva, sobre infância e pandemia, realizada a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade de Brasília no período de 2022 a 2023. Como recorte de um estudo mais amplo, esta pesquisa visa, a partir das produções científicas, a exploração dos aspectos relacionados à infância vivenciada durante a pandemia da Covid-19, com efeito   nas circunstâncias que corroboraram para a intensificação da violência infantil no território brasileiro durante o período de isolamento social, tendo em vista que a quarentena fortaleceu os fenômenos propulsores de diversos tipos de violência, que compõem uma temática de extrema urgência. Desta forma, investiga-se neste artigo as variadas características das violências praticadas contra as crianças, bem como as consequências e efeitos resultantes de agressões psicológicas, físicas, sexuais, de maus tratos, do rompimento dos direitos infantis e até da violência mediada pelas tecnologias digitais a partir das publicações acadêmicas deste período.

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Biografia do Autor

Lara Batomarco Nobre, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Possui graduação em pedagogia pela Universidade de Brasília - DF (UnB-2023). Pesquisadora pelo Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (PIBIC 2022/2023), orientada pela Profa. Dra. Monique Aparecida Voltarelli. Tem experiência na área da Educação e seus interesses são voltados para a Educação Infantil. Atualmente é Auxiliar do Desenvolvimento Infantil no Ministério da Saúde - MS/DF e estuda Psicanálise Infantil pela Associação Brasileira de Medicina Psicossomática do Distrito Federal (ABMPDF). Participou do programa Altas habilidades/Superdotação ofertado pelas redes públicas do GDF (2016-2018).

Monique Aparecida Voltarelli, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia -MG (UFU- 2008), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos -SP (UFSCar- 2013), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP, 2017), com período sanduíche na Universidad Complutense de Madrid (UCM), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (FEUSP, 2023) e foi pesquisadora visitante na Faculdade de Ciências Sociais, na Universidade de Stirling- Escócia. É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP/UnB), líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Estudos Sociais da Infância (GEPESI/UnB), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI) da Faculdade de Educação da USP. Atuou como professora de Educação Infantil no período de 2008 a 2018, quando também trabalhou com formação de professores no curso de Pedagogia UAB ? UFSCar. Atua principalmente com os seguintes temas: infância, crianças, participação infantil, estudos sociais da infância, sociologia da infância, campo científico, América Latina, e educação infantil.

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Publicado

2023-06-08

Como Citar

Batomarco Nobre, L. ., & Voltarelli, M. A. (2023). INFÂNCIA BRASILEIRA: OLHARES PARA A VIOLÊNCIA DURANTE A PANDEMIA. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 12(01), 78-95. https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12582