INFANCIA BRASILEÑA: MIRADAS PARA LA VIOLENCIA DURANTE LA PANDEMIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12582

Palabras clave:

Niños, Infancia, Violencia, Covid-19

Resumen

El presente trabajo se desarrolla a partir de una investigación sobre infancia y pandemia, realizada desde el Programa Institucional de Becas de Iniciación Científica (PIBIC) de la Universidad de Brasilia en el período de 2022 a 2023. Como parte de un estudio más amplio, esta investigación apunta, a partir de las producciones científicas, a la exploración de aspectos relacionados a la infancia vivida durante la pandemia de Covid-19, con efecto en las circunstancias que corroboraron para la intensificación de la violencia infantil en el territorio brasileño durante el período de aislamiento social, considerando que la cuarentena fortaleció los fenómenos que impulsaron diversos tipos de violencia,  que conforman un tema de extrema urgencia. Así, este artículo investiga las diversas características de la violencia contra los niños, así como las consecuencias y efectos resultantes de la agresión psicológica, física, sexual, el maltrato, de la violación de los derechos de los niños e incluso la violencia mediada por las tecnologías digitales vistas en las publicaciones académicas del período de pandemia.

 

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Biografía del autor/a

Lara Batomarco Nobre, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Possui graduação em pedagogia pela Universidade de Brasília - DF (UnB-2023). Pesquisadora pelo Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (PIBIC 2022/2023), orientada pela Profa. Dra. Monique Aparecida Voltarelli. Tem experiência na área da Educação e seus interesses são voltados para a Educação Infantil. Atualmente é Auxiliar do Desenvolvimento Infantil no Ministério da Saúde - MS/DF e estuda Psicanálise Infantil pela Associação Brasileira de Medicina Psicossomática do Distrito Federal (ABMPDF). Participou do programa Altas habilidades/Superdotação ofertado pelas redes públicas do GDF (2016-2018).

Monique Aparecida Voltarelli, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia -MG (UFU- 2008), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos -SP (UFSCar- 2013), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP, 2017), com período sanduíche na Universidad Complutense de Madrid (UCM), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (FEUSP, 2023) e foi pesquisadora visitante na Faculdade de Ciências Sociais, na Universidade de Stirling- Escócia. É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP/UnB), líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Estudos Sociais da Infância (GEPESI/UnB), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI) da Faculdade de Educação da USP. Atuou como professora de Educação Infantil no período de 2008 a 2018, quando também trabalhou com formação de professores no curso de Pedagogia UAB ? UFSCar. Atua principalmente com os seguintes temas: infância, crianças, participação infantil, estudos sociais da infância, sociologia da infância, campo científico, América Latina, e educação infantil.

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Publicado

2023-06-08

Cómo citar

Batomarco Nobre, L. ., & Voltarelli, M. A. (2023). INFANCIA BRASILEÑA: MIRADAS PARA LA VIOLENCIA DURANTE LA PANDEMIA . Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre Las Ciencias, 12(01), 78-95. https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12582