BRAZILIAN CHILDHOOD: VIEWS AT VIOLENCE DURING PANDEMIC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12582

Keywords:

Children, Childhood, Violence, Covid-19

Abstract

The present work is developed from an umbrella research on childhood and pandemic, carried out from the Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships of the University of Brasília in the period from 2022 to 2023. As a part of a broader study, this  research aims, from scientific productions, to explore aspects related to childhood experienced during the Covid-19 pandemic and the circumstances that cooperated to the intensification of child violence in Brazil during the period of social isolation, considering  that quarantine strengthened the propulsive phenomena of various types of violence, which make up a theme of extreme urgency. So, this article investigates the difference of characteristics of violence against children, as well as the consequences and effects resulting from psychological, physical, sexual, ill-treatment, disruption of children's rights and even violence mediated by digital technologies from academic publications on this period.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lara Batomarco Nobre, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Possui graduação em pedagogia pela Universidade de Brasília - DF (UnB-2023). Pesquisadora pelo Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (PIBIC 2022/2023), orientada pela Profa. Dra. Monique Aparecida Voltarelli. Tem experiência na área da Educação e seus interesses são voltados para a Educação Infantil. Atualmente é Auxiliar do Desenvolvimento Infantil no Ministério da Saúde - MS/DF e estuda Psicanálise Infantil pela Associação Brasileira de Medicina Psicossomática do Distrito Federal (ABMPDF). Participou do programa Altas habilidades/Superdotação ofertado pelas redes públicas do GDF (2016-2018).

Monique Aparecida Voltarelli, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia -MG (UFU- 2008), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos -SP (UFSCar- 2013), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP, 2017), com período sanduíche na Universidad Complutense de Madrid (UCM), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (FEUSP, 2023) e foi pesquisadora visitante na Faculdade de Ciências Sociais, na Universidade de Stirling- Escócia. É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP/UnB), líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Estudos Sociais da Infância (GEPESI/UnB), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI) da Faculdade de Educação da USP. Atuou como professora de Educação Infantil no período de 2008 a 2018, quando também trabalhou com formação de professores no curso de Pedagogia UAB ? UFSCar. Atua principalmente com os seguintes temas: infância, crianças, participação infantil, estudos sociais da infância, sociologia da infância, campo científico, América Latina, e educação infantil.

References

ALMEIDA, I. M. G.; SILVA JÚNIOR, A. A. da. The biopsychosocial impacts suffered by the child population during the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, 2021.

ALMEIDA, I. L. de L. et al. Social isolation and its impact on child and adolescent development: a systematic review. Revista Paulista de Pediatria, v. 40, 2022.

BRANDAO, I. C. de J. Infância em tempos de pandemia. HOLOS, , v. 3, p. 1–17, 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República. Casa Civil, 1988.

BRASIL. Lei nº 14.022, de 7 de julho de 2020. Dispõe sobre medidas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e de enfrentamento à violência contra crianças, adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência durante a emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019.

BRASIL. Decreto nº 99.710, de 21 de novembro de 1990. Promulga a Convenção sobre os Direitos da Criança, 1990.

CABRAL, I. E. et al. Diretrizes brasileiras e portuguesas de proteção à criança vulnerável à violência na pandemia de COVID-19. Escola Anna Nery, v. 25, n. spe, 2021.

DESLANDES, S. F.; COUTINHO, T. O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para violências autoinflingidas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, suppl 1, p. 2479-2486, 2020.

FIUZA, D. R.; KLANOVICZ, L. F. Infância e violência em tempos de pandemia COVID-19. In: IV Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2021.

LEVANDOWSKI, M. L. et al. Proteção infantil durante a COVID-19: até quando os casos de maus-tratos infantis continuarão sendo subnotificados? Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 5, 2021.

LEVANDOWSKI, M. L. et al. Impacto do distanciamento social nas notificações de violência contra crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 1, 2021.

MARQUES, E. S. et al. A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 4, 2020.

MORAIS, B. P. DE S. DE. Relato de experiência no acompanhamento dos casos de violência contra criança: reflexões sobre a pandemia por causa da contaminação pela covid-19. Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva, v. 2, 9 dez. 2021.

MOREIRA, R. B. da R.; MAGALHÃES, D. K. de O. Os impactos da pandemia de covid-

no enfrentamento da violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes. Revista da Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa-Congrega Urcamp, v.16, p. 269-275, 2020.

OLIVEIRA, A. P. F. de et al. Violência contra crianças e adolescentes e pandemia – Contexto e possibilidades para profissionais da educação. Escola Anna Nery, v. 26, n. spe, 2022.

PLATT, V. B. et al. “Violence against children and adolescents: notification and alert in times of pandemic.” Revista paulista de pediatria: orgão oficial da Sociedade de Pediatria de São Paulo, v. 39, 2022.

QVORTRUP, J. Nove teses sobre a "infância como um fenômeno social". Proposições, v. 22, n., p. 199-211, 2011.

QVORTRUP, J. Visibilidades das crianças e da infância. Linhas Críticas, v. 20, n. 41, p. 23–42, 2014.

SILVA, M. C. B. da et al. Evidence on the impacts of covid-19 pandemic on violence against children: scoping review. Texto & Contexto – Enfermagem, v. 30, n.1, 2021.

SILVA, J. O. L. et. al. Incidence of domestic physical violence against children and adolescents in a city in the interior Bahia during the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, v. 10, n. 17, 2021.

SOARES, C. F. S. e et. al. Fatores precipitantes e/ou agravantes da violência contra crianças no contexto da COVID-19 / Precipitating and/or aggravating factors of violence against children in the context of COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 9430–9442, 2021.

Published

2023-06-08

How to Cite

Batomarco Nobre, L. ., & Voltarelli, M. A. (2023). BRAZILIAN CHILDHOOD: VIEWS AT VIOLENCE DURING PANDEMIC. Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue Between the Sciences, 12(01), 78-95. https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12582