v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"

					Visualizar v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"

Dossiê: “Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais

Organizadoras: Isabel Cristina de Jesus Brandão (UESB), Cecilia Ángela Odetti (FHUC-UNL) e Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino (UERJ).

Capa: Camilo Alves Mascarenhas de Almeida

Montagem com a obra de Cândio Portinari "Meninos brincando" (1958).

Layout da capa: Edmilson Santana

Publicado: 2023-06-08

Ensaio

  • UMA PROVOCAÇÃO À SOCIOLOGIA FRENTE À BNCC

    Walter Birkner
    7-38
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12570

Dossiê Temático

Artigos de Fluxo Contínuo

  • HANNAH ARENDT: FILÓSOFA EM TEMPOS DE PERPLEXIDADE

    Manuel Rodríguez Cruz; Adenaide Amorim Lima
    239-252
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12492
  • SARTRE E AS IMPLICAÇÕES ÉTICAS DE SUA ONTOLOGIA

    Jasson da Silva Martins
    253-269
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12616
  • IMPERIALISMO NA AMÉRICA LATINA. AS AÇÕES DO TIO SAM NOS ANDES BOLIVIANOS

    Adilson Amorim de Sousa, Elias Maciel de Jesus
    270-292
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12588
  • DESEMPENHO FISCAL DOS MUNICÍPIOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA PARA AS MESORREGIÕES DO NORTE DE MINAS E TRIÂNGULO MINEIRO

    Roberto Paulo Machado Lopes, Marta Pereira Quaresma
    293-319
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12187
  • A INCLUSÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES DE CIÊNCIAS NATURAIS ELABORADAS POR RESIDENTES DE EDUCAÇÃO PRIMÁRIA EM CONTEXTO DE ISOLAMENTO

    Carla Lapasini, Adrián Galfrascoli, Natalia Shierson
    320-339
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.11824
  • DESARROLLO PROFESIONAL EN EL CONTEXTO DE LA FORMACIÓN DOCENTE INICIAL. UN ESTUDIO DE CASO CENTRADO EN LA MICROCLASE COMO DISPOSITIVO FORMATIVO

    Tatiana Hilen Pujol-Cols, María Basilisa García, Guillermo Cutrera
    340-361
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.11673
  • A REPRESENTAÇÃO DA LEGALIDADE VIOLENTA NA POESIA DE SÉRGIO VAZ: UMA PERSPECTIVA GARANTISTA PARA A LIMITAÇÃO DE PODER

    Ana Carolina Teixeira Oliveira Ruas, Maeli Marta Muniz Ribeiro
    362-379
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12190
  • A EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS EM TEMPOS DE CRISE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO PÊNDULO ECONÔMICO- HERMENÊUTICO

    Pedro Henrique Ruas Abreu Areal Marques, Ana Carolina Teixeira Oliveira Ruas
    380-396
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12150
  • O ESTUDO DO MODELO COMBINATÓRIO DE PADOVAN POR MEIO DA ENGENHARIA DIDÁTICA

    Renata Passos Machado Vieira, Francisco Regis Vieira Alves, Paula Maria Machado Cruz Catarino
    397-416
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.11698
  • O GARIMPO ILEGAL E A SAÚDE DOS IANOMÂMIS

    Wéltima Teixeira Cunha
    417-430
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12606

Resenhas

  • O DESENVOLVIMENTO CONTRA A POTÊNCIA DA INFÂNCIA

    José Eduardo Gama Noronha
    431-437
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12600
  • ENSEÑANZA INTERDISCIPLINARIA DE LAS CIENCIAS. MATICES PARA EL AULA: REVISÃO DE UM LIVRO CONJUNTO DE INTERESSE MULTIFACETADO

    Stella Maris Vaira, María Florencia Walz, Ana Patricia Fabro
    438-443
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12446
  • O PLURAL, O POLIFÔNICO E O VISCERAL NA OBRA CATÁRTICA DE JOHN BARROS

    Gledinelio Silva Santos
    444-449
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12557