DESARROLLO PROFESIONAL EN EL CONTEXTO DE LA FORMACIÓN DOCENTE INICIAL. UN ESTUDIO DE CASO CENTRADO EN LA MICROCLASE COMO DISPOSITIVO FORMATIVO
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.11673Palavras-chave:
Prática Docente Reflexiva, Modelo Interconectado de Crescimento Profissional Docente, microaulasResumo
Como parte de um projeto maior sobre a dinâmica envolvida na construção do conhecimento profissional dos professores, este artigo analisa as mudanças no conhecimento profissional de um futuro Professor de Química a partir de seu trabalho didático em uma microaula durante a primeira parte de sua Residência Docente. Essas mudanças são estudadas nas instâncias pré-ativas e pós-ativas da microaula. A microaula é recuperada como dispositivo formativo durante a formação inicial do professor, para transmitir o aprendizado da prática reflexiva. Além disso, as mudanças no conhecimento profissional são analisadas considerando as Dimensões do Conhecimento do Conteúdo Didático e o Modelo Interconectado de Crescimento Profissional Docente. Por fim, identificam-se, analisam-se e discutem-se as reconhecidas alterações nas dimensões deste Conhecimento, ao nível dos Domínios envolvidos no Modelo Interligado e das suas implicações na formação inicial de professores.
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