A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS SEM TERRINHA NA LUTA PELA TERRA E REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL

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DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12592

Palavras-chave:

Infância Sem Terrinha, Reforma Agrária, Participação

Resumo

RESUMO

Este artigo resulta das experiências educativas com as crianças Sem Terrinha do MST e tem como objetivo socializar o processo de construção da concepção de infância na luta pela terra no Brasil, vinculada ao Projeto de Reforma Agrária Popular. Esse processo se fortalece na luta da agricultura camponesa e familiar, em que as crianças também constroem o seu lugar de existência e de experiências. Na dureza e luta das crianças da classe trabalhadora, que teimosamente gritam para o rompimento das estruturas impostas pelo poder hegemônico, a infância Sem Terrinha se reinventa socialmente para continuar existindo enquanto criança e resistindo com seus familiares na construção coletiva do seu lugar enquanto sujeito da história. Nossas considerações sobre essa experiência evidenciam que o processo educativo da luta pela terra e o projeto de reforma agrária no MST permitem que as crianças do campo reinventem sua infância mesmo em tempos de pandemia, por meio da atenção, dos cuidados e da organização em contexto remoto, garantindo o lugar de participação política das crianças no MST.

Palavra-chave – Infância Sem Terrinha - Reforma Agrária – Participação

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Biografia do Autor

Marcia Mara Ramos, UERJ/UFF/MST, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Educadora popular, militante MST e pesquisadora da infância do campo, de gênero, movimentos sociais, Reforma Agrária e educação. Integra ao grupo de Pesquisa: Infância e Saber Docente – GRUPISD - ProPEd/UERJ. GT Educação Infantil do Campo. Frente das Escolas do Campo - FONEC. Pós-doutorado - Grupo de Pesquisa: Núcleo de Tradução, Estudo e Interpretação das obras dos representantes da Teoria histórico-cultural – MUTHIC. Departamento de Educação – UFF/RJ (Pós-Doutorado). Curso internacional – America Latina cidadania, direito e igualdade com a Clacso e Flacso.

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Publicado

2023-06-08

Como Citar

Ramos, M. M. (2023). A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS SEM TERRINHA NA LUTA PELA TERRA E REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 12(01), 96-118. https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12592