A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS (2021 A 2023)
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12619Palavras-chave:
Educação Infantil, Pandemia, Artigos CientíficosResumo
O objetivo deste artigo é analisar quatro textos que foram publicados de janeiro de 2022 a abril de 2023 sobre a educação infantil e a pandemia de COVID-19. Esta pesquisa se configura como um estudo documental de natureza exploratória e de caráter qualitativo, tendo como fonte o site do Scientific Electronic Library Online (SciELO). Utilizamos os descritores “educação infantil” e “pandemia” e localizamos um total de nove trabalhos, dos quais três são sobre pesquisas no campo da saúde; um apresenta dados de estudo longitudinal com crianças de educação infantil realizado entre 2017 e 2018; um sobre crianças influenciadoras digitais e quatro abordam a educação infantil no contexto da pandemia. Os trabalhos analisados evidenciam diversos conflitos vivenciados pelos profissionais e pelas crianças da educação infantil nos dois primeiros anos de pandemia de COVID-19. Destacam-se a omissão do governo federal; as ausências de políticas públicas integradas; as mazelas da população; a presença de tecnologias digitais como principal instrumento de trabalho e o papel das famílias como mediadoras do processo de ensino-aprendizagem estabelecido entre escola e crianças.
Downloads
Referências
AQUINO, E. L. de; et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 25 (Supl.1):2423-2446, 2020.
CASTRO, L. R. de. Os universalismos no estudo da infância: a criança em desenvolvimento e a criança global. _____________ (org). Infâncias do sul global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil. Salvador: EDUFBA, 2021.
COSTA, R. P. N.; NASCIMENTO, A. M. do; SOUZA, M. P de C. e. Educação infantil e pandemia da covid-19: ações dos burocratas de médio escalão na Baixada Fluminense. Revista Brasileira de Educação, v. 28, 2023.
MANIFESTO. OCUPAR ESCOLAS, PROTEGER PESSOAS, VALORIZAR A EDUCAÇÃO. Associação Brasileira de Saúde Coletiva/ABRASCO; Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd. Em 23/10/2020. Disponível: https://www.abrasco.org.br/site/wp-content/uploads/2020/10/MANIFESTO-_OCUPAR-ESCOLAS-PROTEGER-PESSOAS-RECRIAR-A-EDUCACAO_2-1.pdf.
OLIVEIRA, L. M. de; MACHADO, J. A. M.; TELLES, M. M.; BERSCH, A. A. S. A corporeidade e a educação infantil: desafios para os docentes no ensino remoto emergencial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 49, 2023.
OPAS. ORGANIZAÇÃO PANAMERICA DE SAÚDE. OMS declara fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19. Organização Pan-Americana de Saúde/OPAS. 5 Maio 2023. Disponível: https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2023-oms-declara-fim-da-emergencia-saude-publica-importancia-internacional-referente#:~:text=Em%2030%20de%20janeiro%20de,previsto%20no%20Regulamento%20Sanit%C3%A1rio%20Internacional.
PAULA, F. S., TFOUNI, L. V. A persistência do fracasso escolar: Desigualdade e ideologia. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2009, 10(2), pp. 117-127.
SOMMERHALDER, A.; POTT, E. T. B.; LA ROCCA, C. A educação infantil em tempo de SARS-CoV-2: a (re)organização dos fazeres docentes. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, 2022.
UNICEF. FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. Dois terços das crianças em idade escolar no mundo não têm acesso à internet em casa, diz novo relatório do UNICEF-ITU. UNICEF. Comunicado de Imprensa, 01 de dezembro de 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/dois-tercos-das-criancas-em-idade-escolar-no-mundo-nao-tem-acesso-a-internet.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.