A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS (2021 A 2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12619

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pandemia, Artigos Científicos

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar quatro textos que foram publicados de janeiro de 2022 a abril de 2023 sobre a educação infantil e a pandemia de COVID-19. Esta pesquisa se configura como um estudo documental de natureza exploratória e de caráter qualitativo, tendo como fonte o site do Scientific Electronic Library Online (SciELO). Utilizamos os descritores “educação infantil” e “pandemia” e localizamos um total de nove trabalhos, dos quais três são sobre pesquisas no campo da saúde; um apresenta dados de estudo longitudinal com crianças de educação infantil realizado entre 2017 e 2018; um sobre crianças influenciadoras digitais e quatro abordam a educação infantil no contexto da pandemia. Os trabalhos analisados evidenciam diversos conflitos vivenciados pelos profissionais e pelas crianças da educação infantil nos dois primeiros anos de pandemia de COVID-19. Destacam-se a omissão do governo federal; as ausências de políticas públicas integradas; as mazelas da população; a presença de tecnologias digitais como principal instrumento de trabalho e o papel das famílias como mediadoras do processo de ensino-aprendizagem estabelecido entre escola e crianças.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina de Jesus Brandão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil

Pós-doutorado em Educação pela USP (2016). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisas e Estudos Infâncias e Educação Infantil (GPEIEI-CNPQ-UESB).

Ligia Maria Leão de Aquino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995) e graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1986). Professora associada do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Bolsa de PROCIÊNCIA/UERJ (desde 2012), Jovem Cientista de Nosso Estado/FAPERJ (2012-2015). Foi vice-coordenadora do PROPEd (2012-2017). É líder do Grupo de Pesquisa Infância e Saber Docente (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/34302) e integra a equipe do Ateliê de Infância e Filosofia/UERJ (ATIF). Foi coordenadora do GT7 - Educação da Criança de 0 a 6 anos (2006-2009) e membro do comitê científico (2010-2015) da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação-ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infância, formação de professores, políticas públicas e práticas pedagógicas.PERJ).

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Publicado

2023-06-08

Como Citar

de Jesus Brandão, I. C., & Leão de Aquino, L. M. (2023). A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS (2021 A 2023). Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 12(01), 39-57. https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12619