SENTIR-MUNDO: VIVÊNCIAS DE CRIANÇAS NO LIMIAR DO YOUTUBE
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12674Palavras-chave:
Produção de sentidos, Infância, Youtube, VivênciaResumo
Este artigo tem como objeto de estudo a relação das crianças com a mídia digital YouTube. Assim, indica relatos ligados à temática, proferidos por crianças de 7 a 10 anos, coletados em um momento pré-pandemia Covid-19. Inicialmente são tecidas considerações sobre infância, autocomunicação de massa e YouTube, posteriormente são apresentados aspectos centrais das entrevistas, bem como abordado o conceito Perezhivanie (vivência), de Vigotski, para chegar à problematização: pensar a educação neste tempo em que a conexão com a mídia YouTube está intensa na infância. Os relatos são dados derivados de pesquisa de doutorado em Educação. É utilizada a netnografia expandida, considerando as informações disponíveis no espaço organizado da escola e desterritorializado da internet. Os resultados indicam que as crianças reconhecem o aprendizado com o YouTube, mas também evidenciam a importância da mediação docente na aprendizagem na escola, instituição perpassada pela cultura digital.
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