O EIXO ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12522

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica, Ensino de estatística, Ensino de Matemática.

Resumo

Este artigo é resultado da nossa pesquisa de mestrado que analisou o eixo estatística na coleção do livro didático Buriti Mais Matemática (2017) para os anos iniciais do Ensino Fundamental.  Apresentamos neste momento um recorte da dissertação, visando discutir as contribuições do ensino de estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da concepção pedagógica histórica-crítica.O trabalho bibliográfico valeu-se dos estudos de  Cazorla et al. (2017); CAZORLA (2002); CAZORLA e CASTRO (2008); ORSO (2021); GALVÃO, LAVOURA, MARTINS (2019); GIARDINETTO (2012); CASCAVEL (2008), etc. Concluímos que o ensino de estatística não deve estar restrito a fórmulas matemáticas e a níveis de leitura, mas, deve contribuir para a transformação social. Nessa perspectiva, é preciso superar a ideia de que não é qualquer conteúdo que fará com que o estudante se desenvolva nas suas máximas possibilidades, pois só os conhecimentos ricos em oportunidades de desenvolvimento podem de alguma maneira ampliar a formação do indivíduo em sua forma mais elaborada. 

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Biografia do Autor

Adriana Jerônimo da Silva Araújo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2019). Mestrado profissional em andamento (2020) em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCIM-UFAL). Especialização em andamento na área de Linguagens e Práticas Sociais pelo Instituto Federal de Alagoas, campus Murici. Foi colaboradora no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica nos ciclos 2017-2018/2018/2019. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação infantil, prática pedagógica e avaliação escolar.

Carolina Nozella Gama, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2008), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2012) e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2015). Integrou a equipe executora e de pesquisa do curso de Licenciatura em Educação do Campo realizado na UFBA de 2009 a 2013. Foi coordenadora pedagógica do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas de 2013 a 2015. Atualmente é professora do setor de Didática do Centro de Educação na Universidade Federal de Alagoas. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da UFAL, é vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer - LEPEL/UFAL. Seus estudos enfocam a formação de professores, o currículo, a prática pedagógica nas perspectivas da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Tem experiência na área de Educação com ênfase na coordenação pedagógica e na formação de professores. É membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e coordenadora da ANFOPE Alagoas.

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Publicado

2023-06-08

Como Citar

da Silva Araújo, A. J., & Nozella Gama, C. (2023). O EIXO ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 12(01), 192-206. https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12522