CRIANÇAS E FAMÍLIAS NAS MIGRAÇÕES TRANSNACIONAIS: PERSPECTIVAS LATINOAMERICANAS E CARIBENHAS

Autores

Palavras-chave:

Infancia, Família, Migrações Transnacionais

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a migração de crianças e de famílias transnacionais no contexto latino-americano e caribenho. Para tanto levantamos dados demográficos da CEPAL entre 2010 e 2020, e pesquisas acerca do tema. Verificamos que as migrações transnacionais influenciam e impactam dinâmicas familiares, e experiências subjetivas das crianças. As questões etárias e de gênero aparecem no crescente protagonismo das mulheres, buscando melhores condições de vida para seus filhos e, nas avós que cuidam dos netos no país de origem, enquanto as mulheres trabalham no país de destino. As crianças que impulsionam as tomadas de decisões dos adultos são agentes nesse processo e no país de destino, mas pouco participam da decisão de migrar. A partir da Sociologia da Infância, destacamos que o lugar das crianças migrantes se constrói a partir de suas experiências marcadas pelos marcadores sociais: raça, classe, gênero e país de origem. Acompanhando suas famílias nos trajetos, permanecendo no país de origem ou ainda nascendo no país de destino, as vivências das crianças são atravessadas pela migração dos adultos, por não pertencimentos, discriminações, racismos e xenofobia. Ressalta-se que as migrações marcam as famílias mesmo quando parte delas permanece no país de origem.

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Biografia do Autor

Deborah Piego, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, São Paulo

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa "Educação e Ciências Sociais: desigualdades e diferenças. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2019). Bolsista de Iniciação Científica, de 2013 a 2015, pela CAPES/CNPq, no projeto OBEDUC - Observatório da Educação, abordando o tema: "Dados de educação especial em Campinas: Autismo". Bolsista PIBID na Faculdade de Educação - FE/Unicamp, de 2015 a 2017, atuando nas disciplinas de filosofia e sociologia para o Ensino Médio. Bolsista de intercâmbio acadêmico na Universidad de Alicante (Alicante - Espanha), durante o ano de 2018. Mediadora em disciplinas de cursos de licenciatura na Universidade Virtual do Estado de São (UNIVESP). Professora de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Vinhedo. Pesquisa temas relacionados à infância, migrações latinoamericanas e caribenhas, transnacionalismo e Microdados do Censo Escolar.

Maria Sonia Henrique, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, USP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Bacharel e Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2003), e graduação em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (2006). Atualmente é Diretor de Escola - Secretaria Municipal de Educação PMSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas.

Anete Abramowicz, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, São Paulo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Em 2010 concluiu um estágio de pós-doutoramento de 13 meses no CERLIS (Centre de Recherche Sur Les Liens Sociaux) na Universidade Paris Descartes em Paris na área da Sociologia da Infância. Atualmente é professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação para a infância, atuando principalmente nos seguintes temas: criança e infância, sociologia da infância, diferenças, relações raciais, etárias e de gênero. Em 2010 recebeu a bolsa produtividade. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar de 2003 a 2005, foi coordenadora do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Educação da ANPED e vice-coordenadora do GT de 0 a 6 anos da ANPED. Foi editora responsável da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) de 2007 até 2017, atualmente é editora honorária. É Professora Titular Sênior da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2023-06-08

Como Citar

Piego, D., Henrique, M. S., & Abramowicz, A. (2023). CRIANÇAS E FAMÍLIAS NAS MIGRAÇÕES TRANSNACIONAIS: PERSPECTIVAS LATINOAMERICANAS E CARIBENHAS. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 12(01), 224-238. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12607