ENSEÑANZA DE LA LITERATURA EN EL PRIMER CICLO DEL NIVEL INICIAL, TRADICIONES, SABERES Y PRÁCTICAS DOCENTES EN JARDINES DE LA CIUDAD DE SANTA FE (ARGENTINA)
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12604Palavras-chave:
Ensino, Literatura, Nível Inicial, Práticas de ensinoResumo
Este trabalho de pesquisa é um convite a conhecer como se configuram as propostas de ensino da literatura dos professores no primeiro ciclo do nível inicial, quais são as tradições que as sustentam e os saberes que são colocados em jogo durante a concepção e implementação das mesmas. Esta pesquisa foi realizada durante o período de 2020, um total de vinte instituições do Nível Inicial da Cidade de Santa Fé foram amostradas, que possuem um mínimo de duas seções de Primeiro Ciclo. O desenho metodológico do estudo de caso considerou as seguintes etapas da pesquisa qualitativa, elaboração de questionários e entrevistas semiestruturadas com professores do nível inicial. Isso possibilitou uma aproximação para conhecer as práticas de literatura realizadas pelos professores em sala de aula e os obstáculos que surgem na realização das mesmas, exigindo que o professor reflita sobre o significado que sustenta suas decisões cotidianas e levar em conta conhecimentos que permitam abordar a literatura como discurso literário, para melhorar as práticas educativas.
Palavras-chave: ensino, literatura, nível inicial, práticas de ensino
Downloads
Referências
ANDRUETTO, MT. Hacia una literatura sin adjetivos Revista Imaginaria N° 242, Buenos Aires, Argentina (2008). Disponible: Consultado el: 20 de marzo 2021.
BLANC, L. Leer con placer en la primera infancia. Revista de 0 a 5 la Educación en los Primeros años, Buenos Aires, Argentina. (Tomo 68). (2007)
COLOMER, T. Andar entre Libros. Buenos Aires, Argentina: Fondo de Cultura Económica, 2005.
Diseño Curricular Jurisdiccional Nivel Inicial. Gobierno de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires. (1997)
HARF R, PASTORINO E, SARLE P, SPINELLI A, VIOLANNTE R, WINDLER R. Nivel Inicial. Aportes para una Didáctica. Buenos Aires, Argentina. Editorial Ateneo. (1997).
MALAJOVICH, A. Lectura En el Nivel Inicial. Documento de apoyo para la capacitación. Dirección General de Cultura y Educación - 1a ed. - La Plata. (2008)
MONTES G. La Frontera Indómita, Revista Mexicana de investigación Educativa vol. 5, núm. 9, pp. 169-17. (2007)
MIRETTI, M, L. Educación Literaria desde el Jardín Maternal. Buenos Aires, Argentina, Editorial SB (2009).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.