HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL E DIRIGISMO: A MODERNIDADE TARDIA AS PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13060Palavras-chave:
Dirigismo, Constitucional, HermenêuticaResumo
Trata-se de artigo científico que versa sobre a hermenêutica constitucional e o dirigismo no que se refere a modernidade tardia e as promessas não cumpridas, verificando efetivamente a vinculação deste projeto constitucional com essas promessas. Metodologicamente o trabalho faz um resgate bibliográfico em diversas autorias e, na edificação da pesquisa base que compõe, possui uma metodologia de abordagem de cariz hermenêutico e de procedimento voltada para um desdobramento histórico e institucional, considerando que os exemplos conceituais abordados no cerne do trabalho constroem exemplos históricos e sua cadeia formativa como elemento precípuo inclusive para trabalhar a noção do dirigismo e sua exigibilidade. Do ponto de resultados foi possível observar que é um equívoco realizar qualquer apreciação do dirigismo como ele é concebido hodiernamente em países de modernidade tardia, em que as promessas não foram cumpridas por serem emergentes (periféricos), havendo a necessidade de uma adequação para que efetivamente seja possível avaliar os instrumentos e exigibilidade do dirigismo, da justiça constitucional e da participação democrática como um todo.
Downloads
Referências
BERCOVICI, Gilberto. A problemática da constituição dirigente: algumas considerações sobre o caso brasileiro. Revista de Informação Legislativa. Brasília. n 36. abr-jun, 1999.
CARVALHO, Claudia Paiva. Desafios democráticos para a constituição dirigente: entre vinculação e abertura constitucional. Revista Jurídica da Presidência. v 104. N. 103. Jun-set, 2012.
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Constituição Dirigente e Vinculação do Legislador: Contributo para a compreensão das normas constitucionais programáticas. 2 ed. Coimbra Editora: Coimbra, 2001.
COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda. Canotilho e a constituição dirigente. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
OLIVEIRA, Fábio Corrêa Souza de. Morte e Vida da Constituição Dirigente. Editora Lumen Juris: Rio de Janeiro, 2010.
SARLET, Ingo W.; STRECK, Lênio L.; Comentários ao artigo 5º, LXXI. In: CANOTILHO, J. J. Gomes; MENDES, Gilmar; ______; ______ (Co-ords.). Comentários a Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva/Almedina, 2013. p. 479-486
STEIN, Ernildo. Aproximações sobre hermenêutica. Porto Alegre: Edipucrs, 1996.
STRECK, Lênio Luiz. Jurisdição constitucional e decisão jurídica. 4. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.
STRECK, Lenio Luiz. Uma abordagem hermenêutica acerca do triângulo dialético de Canotilho ou de como é ainda válida a tese da Constituição dirigente (adequada a países de modernidade tardia). In: LEITE, George Salomão. SARLET, Ingo Wolfgang. (Coord.) Direitos fundamentais e Estado Constitucional. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.
STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica jurídica e(m) crise: uma exploração hermenêutica da construção do Direito. 11. Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2014.
STRECK, Lenio Luiz. Jurisdição constitucional. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.
STRECK, Lenio Luiz. Verdade e consenso: constituição, hermenêutica e teorias discursivas. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.