CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE UMA DÉCADA DE PESQUISAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13362Palavras-chave:
Criatividade, Educação, BibliometriaResumo
Apresentamos estudo bibliométrico de pesquisas nos idiomas português, inglês e espanhol entre os anos de 2010 e 2021 nas bases científicas SciELO, b-on e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) relativo à criatividade na Ciência da Educação com finalidade de encontrarmos evidências que possibilitem conhecimento científico renovado e maior clareza relativa as principais características desses estudos. Buscou-se mapear publicações e verificar como as pesquisas relativas a Criatividade, em especial, na área de conhecimento da Educação está distribuída globalmente num intuito inicial de registar o todo científico. Este estudo oferece indicadores da produção científica, as relações e interações entre seus elementos como forma de dimensionar a produtividade e as relações existentes entre os documentos no que tange a países, temáticas pesquisadas, instituições interessadas ou ainda autores e suas ligações científicas. O estudo bibliométrico foi realizado por meio do software VOSviewer. Constatou-se que a criatividade é tema de pesquisa no mundo e preocupação em diversas áreas do conhecimento, mantendo forte ligação na Educação e Psicologia, sendo que há crescimento no interesse científico pelo assunto, além disso, pode-se verificar que a cooperação científica internacional necessita aumentar, pois, há tendência ao fechamento epistemológico. O estudo demonstrou igualmente carência de estudos publicados sob epistemologia complexa, lugar de fala das autoras.
Downloads
Referências
LENINE, E.; MORSCHBACHER, M. Pesquisa bibliométrica e hierarquias do conhecimento em Ciência Política. Rev. Bras. Ciênc. Polít., Brasília, n. 31, p. 123- 160, 2020.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
MORIN, E. O Método 5: A humanidade da Humanidade e a identidade humana. Porto Alegre: Sulina, 2012.
UNESCO. Reimagine o futuro: Inovação para cada criança. UNICEF, Divisão de Comunicação. New York, NY – USA. Disponível em: www.unicef.org; http://data.unicef.org
VAN ECK; N. J.; WALTMAN, L. VOSVIEWER MANUAL. Universiteit Leiden, CWTS. Holand, 2020. Disponível em: https://www.vosviewer.com/documentation/Manual_VOSviewer_1.6.15.pdf. Acesso em janeiro de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.