A Contribuição do Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão Educacional para a Constituição dos Processos Democráticos no Município de Jequié (La Contribución del Grupo de Estudio sobre la Política y Gestión Educacional para la Constitución de los)
Palavras-chave:
Gestão democrática, Políticas educacionais, Escola públicaResumo
Este trabalho relata as ações de pesquisa/extensão desenvolvidas pelo Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão Educacional - GEPGE, cuja finalidade mais ampla é compreender o processo de intervenção do Estado nas políticas educacionais e na gestão da escola pública. Para tanto, foram realizadas discussões teóricas e pesquisa qualitativa em duas escolas públicas de Jequié, culminando numa mesa redonda para a socialização dos resultados, os quais evidenciaram os entraves para a efetivação do projeto democrático consubstanciados em práticas de cunho tradicional identificadas nas escolas.
Downloads
Referências
BRASIL. Indicadores da qualidade na educação. Unicef, PNUD, Inep-MEC. São Paulo: Ação Educativa, 2004
______. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Brasília: SEB /MEC, 2004.
______. Conselho Escolar e a aprendizagem na escola. In: Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Brasília: SEB /MEC, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso: 20 dez. 2010.
CAMARGO, Rubens Barbosa de.; ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas. Princípios e processos da gestão democrática do ensino: implicações para os Conselhos Escolares. In: Revista Chão da Escola, Curitiba. nº 2, p. 28-33, 2003. Disponível em: <http://www.upcme.org.br/site/docs/Rubens%20Carlos.pdf>. Acesso em: 29 dez. 2010.
CISESKI, A. A.; ROMÃO, J. E. Conselhos de Escola: Coletivos instituintes da Escola Cidadã. In: GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. (orgs.). Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 1997.
GOHN, Maria da Glória. Conselhos gestores e participação sociopolítica. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LIMA, Ubirajara Couto. As práticas de participação institucionalizadas e sua relação com a cultura política: um estudo sobre o conselho de acompanhamento e controle social do FUNDEB. 2009, 109 p. Dissertação (Mestrado em Educação) -Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
MENEZES, Raul Miranda. Processo de gasto e descentralização na política educacional brasileira. In: Em Aberto, Brasília, DF, v.18, nº. 74, 2001.
PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã, 1995.