História, memória e educação: ditadura militar e extrema direita na internet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14790

Palavras-chave:

Ditadura militar, Memória, Educação, Internet

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados parciais da pesquisa que estamos desenvolvendo acerca dos temas e abordagens elencados em materiais produzidos pela empresa Brasil Paralelo sobre educação e sobre o golpe de 1964 e a ditadura militar. Compreendemos as produções da empresa como representativas da atuação político-ideológica da extrema direita no país, ressaltando a crescente projeção dos seus produtos para a formação e disseminação de valores ultraliberais e conservadores no ambiente virtual. Nos atemos, neste texto, em situar as primeiras discussões que estamos realizando acerca das relações entre educação e a memória e história da ditadura militar em produções da Brasil Paralelo tomando como principal aporte teórico o campo de estudos da memória social. Discutimos, de forma aproximada, como estas produções se apropriam de materiais e métodos típicos da chamada história pública para produzir narrativas legitimadoras do golpe de 1964 e da ditadura militar calcadas principalmente na contraposição a historiografia crítica e a educação escolar.

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Biografia do Autor

Elis Saraiva Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil

Possui mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduada em História pela mesma universidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em Memória, atuando principalmente nos seguintes temas: história, memória, ditadura militar, escolarização e educação.Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Brasil. É componente do Grupo de Estudo e Pesquisa História e Memória das Políticas Educacionais e Trajetórias Sociogeracionais (GHEMPE/MP).

 

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Publicado

2024-06-16

Como Citar

Saraiva Santana, E. (2024). História, memória e educação: ditadura militar e extrema direita na internet. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 13(01), 99-123. https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14790