O CONTO DA AIA: UMA LEITURA MULTIDISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v9i1.6567

Palavras-chave:

Distopia, Discurso, Gênero, Sexualidade, O Conto da Aia

Resumo

Este texto apresenta uma análise do romance O Conto da Aia, Margaret Atwood, e a sua versão cinematográfica no formato de série como possibilidade de reflexão multidisciplinar de questões como relações de gênero, parentesco e a dicotomia natureza-cultura para refletir sobre os contextos políticos brasileiro e estadunidense contemporâneos. No Conto, a República de Gilead fundada em um fundamentalismo religioso após um golpe de estado, é constituída por relações de parentesco exclusivamente heterossexual que circunscrevem gênero e sexualidade à dimensão de uma natureza fixa, tendo como origem um Deus criador. A obra de Atwood traz temas das agendas feministas, discussões ecológicas, religiosas, políticas, direitos de minorias, gênero, dentre outras, que estiveram e estão no centro das agendas eleitorais nos últimos anos e, por isso, não se pode estar alheio a elas. Ao engajar a análise na problematização de opressões contra as minorias do tempo presente, os autores deste texto enfrentam as suas correlações com as opressões da República de Gilead.

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Biografia do Autor

Eloísa Cecília Dias Martins, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Eloísa Cecília Dias Martins é Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia e Especialista em Perícia e Auditoria Ambiental pelo Centro Universitário Internacional. É membro líder do Grupo Ensino, Discurso e Sociedade. Tem experiência na área de Ecologia e Zoologia (Levantamento de Anurofauna) e em Educação.

Elizeu Pinheiro da Cruz, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB de Caetité, Bahia). É líder do Grupo Ensino, Linguagem e Sociedade. Tem interesse por ciências biológicas e ciências sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia da prática científica, discursos sobre a biodiversidade da caatinga, sexualidade, gênero e ciência, história do ensino de ciências e formação de professores.

Sidnay Fernandes dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB de Caetité, Bahia). É líder do Grupo Ensino e do Grupo Ensino, Discurso e Sociedade. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Martins, E. C. D., da Cruz, E. P., & dos Santos, S. F. (2020). O CONTO DA AIA: UMA LEITURA MULTIDISCIPLINAR. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 9(1), 312-339. https://doi.org/10.22481/rbba.v9i1.6567