Situação Didática Olímpica sob a perspectiva da Teoria das Situações Didáticas: uma aplicação com professores em formação inicial no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8393

Palavras-chave:

OBMEP, GEOGEBRA, FORMAÇÂO INICIAL

Resumo

Esse escrito tem o objetivo de apresentar uma Situação Didática Olímpica sob a perspectiva da Teoria das Situações Didáticas aos professores que ensinam matemática. Estruturamos nossa pesquisa com base nas etapas da Engenharia Didática, no entanto, por ter um direcionamento à formação inicial do professor de Matemática, utilizamos a terminologia Engenharia Didática de Formação. Além disso, a situação didática foi estruturada sob a perspectiva da Teoria da Situação Didáticas. A Experimentação ocorreu no curso de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú por intermédio da plataforma Google Meet, de modo Remoto, com professores licenciandos do curso de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral, Ceará, Brasil e atuam como professores orientadores do Programa de Iniciação Científica Júnior – PIC. Os dados coletados foram baseados nas etapas da Teoria das Situações Didáticas e validadas por intermédio da Engenharia Didática de Formação, por intermédio do confronto da Análise a priori e Análise a posteriori (validação interna). Concluímos que o software GeoGebra foi bastante útil no auxílio à resolução da situação didática proposta, por meio da visualização e da dinamização da figura e que o problema permitiu aos licenciandos a vivenciarem as etapas da Teoria das Situações Didáticas percorrendo um caminho análogo ao de um matemático na construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

José Gleison Alves da SIlva, Secretaria de Educação Municipal de Sobral

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE com área de concentração em Ensino de Matemática, professor de Matemática permanente do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) na Escola Antonio Custódio de Azevedo - Sobral-CE, Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Faculdade Kurios e possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2015)

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutorado com ênfase em no Ensino de Matemática e Mestre em Matemática pura pela UFC, Bacharel em Matemática pela UFC e professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Mestre em Matemática pela UFC, Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e professor titular da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Brasil.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

SIlva, J. G. A. da, Alves, F. R. V. . ., & Menezes, D. B. (2021). Situação Didática Olímpica sob a perspectiva da Teoria das Situações Didáticas: uma aplicação com professores em formação inicial no Brasil. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 10(01), 380-411. https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8393

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo