OLYMPIC TEACHING SITUATION FROM THE PERSPECTIVE OF THE THEORY OF TEACHING SITUATIONS: AN: APPLICATION WITH INITIAL TRAINING TEACHERS AT THE VALE DO ACARAÚ STATE UNIVERSITY (BRAZIL)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8393

Keywords:

OBMEP, GEOGEBRA, Initial training

Abstract

This paper aims to present an Olympic Didactic Situation from the perspective of Didactic Situations Theory to teachers who teach Mathematics. We structured our research based on the stages of Didactic Engineering, however, because it has a focus on the initial formation of the Mathematics teacher, we use the terminology Didactic Engineering of Formation. In addition, the didactic situation was structured from the perspective of Didactic Situation Theory. The experimentation took place in the Mathematics course at the Universidade Estadual Vale do Acaraú through the Google Meet platform, remotely, with teachers who graduated from the Mathematics course at the Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Sobral, Ceará, Brazil and act as supervising teachers. of the Junior Scientific Initiation Program - PIC. The collected data were based on the stages of the Theory of Didactic Situations and validated through Didactic Training Engineering, through the confrontation of Analysis a priori and Analysis a posteriori (internal validation). We conclude that the GeoGebra software was very useful in helping to solve the proposed didactic situation, through the visualization and dynamization of the figure and that the problem allowed the undergraduate students to experience the stages of Didactic Situations Theory following a path similar to that of a mathematician in the construction of knowledgen.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Gleison Alves da SIlva, Secretaria de Educação Municipal de Sobral

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE com área de concentração em Ensino de Matemática, professor de Matemática permanente do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) na Escola Antonio Custódio de Azevedo - Sobral-CE, Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Faculdade Kurios e possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2015)

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutorado com ênfase em no Ensino de Matemática e Mestre em Matemática pura pela UFC, Bacharel em Matemática pela UFC e professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Mestre em Matemática pela UFC, Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e professor titular da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Brasil.

References

ALMOULOUD, S.; COUTINHO, C. Q. S. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd. Revemat. v. 3. n. 6, p. 62-77. 2008.

ALMOULOUD, S. A.; SILVA, M. J. F. Engenharia Didática: evolução e diversidade. Revemat, Florianópolis, v. 07, n. 2, p. 22-52, 2012.

ALMOULOUD, S. Fundamentos da didática da matemática: São Paulo: UFPR, 2007.

ALVES, F. R. A. Visualizing the olympic didactic situation (ods): teaching mathematics with support of the geogebra software. Acta Didactica Napocensia, România, v. 12, n. 2, p. 97-116, 2019.

ALVES, F. R. A. Situações Didáticas Olímpicas (SDOs): ensino de Olimpíadas de Matemática com arrimo no software Geogebra como recurso na visualização. ALEXANDRIA: R. Educ. Ci. Tec., v. 13, n. 1, p. 1-30, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p319

ALVES, F. R. V. Situação Didática Olímpica (SDO): Aplicações da Teoria das Situações Didáticas para o Ensino de Olimpíadas. Revista Contexto e Educação. v. 36, n. 113, p. 116-142, 2021. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.116-142

ARTIGUE, M. Ingenieria Didática. In: ARTIGUE, M.; DOUADY, R.; MORENO, L.; GOMEZ, P. (Org.). Ingeniéria didatica en Educacion Matemática: Un esquema para la investigación y la innovación en la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. Bogotá: Grupo Editorial Iberoamericano, 1995, p. 33-61.

AZEVEDO, I. F. Situações Didáticas Profissionais (SDP): uma perspectiva de complementaridade entre a teoria das situações e a didática profissional no contexto das olimpíadas de matemática. Dissertação de Mestrado acadêmico em ensino de ciências e Matemática, Instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Fortaleza - Ceará, 2020.

AZEVEDO, I. F.; ALVES, F. R. V.; OLIVEIRA, J. C. OBMEP e teoria das situações didáticas: uma proposta para o professor de matemática. Educação Matemática em Revista - RS, v.2, n.19, p.82-92, 2018.

AZEVEDO, I. F.; ALVES, F. R. V. Situações Didáticas Olímpicas e o GeoGebra contribuindo na formação inicial do professor de Matemática. Indagatio Didáctica, v. 12, n. 5, p. 393-416. 2020. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23493.

BALESTRI, R. Matemática: interação e tecnologia. São Paulo, Leya. 2016.

BRAGANÇA, B. Olimpíada de Matemática para a Matemática avançar. 107f. Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Matemática em rede Nacional - PROFMAT. Universidade Federal de Viçosa, Brasil. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: Matemática – guia de Livros Didáticos – Ensino Médio/ Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2018.

BROUSSEAU, G. Théorisation des phénomènes d'enseignement des mathématiques. 1986. 906f. Tese (Doutorado). L'université de Bordeaux I – França, 1986.

CHAVANTE, E.; PRESTES, D. Quadrante Matemática. São Paulo, edições SM, 2016.

DANTE, L. R. Matemática: contexto e aplicações. São Paulo. Ática, 2016.

FERREIRA, V. A. M. Preparação para OBMEP: relato de experiência e análise dos resultados. 149f. (Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Matemática em rede Nacional - PROFMAT). Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/16080/DIS_PPGMRN_2018_FERREIRA_VINICIUS.pdf?sequence=1&isAllowed=y. acesso em: 07/03/2021.

IEZZI, G.; DOLCE, O.; DEGENSZAJN, D.; PÉRIGO, R.; ALMEIDA, N. Matemática: ciência e aplicações. São Paulo, Saraiva, 2017.

KLIEMANN, G. L. Potencialidades e limitações de material didático para explorar resolução de problemas matemáticos. 142f. Dissertação de Mestrado do programa de mestrado profissional em ensino de ciências exatas. Centro Universitário Univates, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/802/1/2015GeovanaLuizaKliemann.pdf. acesso em: 08/03/2021.

LABLEM, R. L. ; BITTAR, M. Reflexões sobre a Teoria das Situações Didáticas por duas pesquisadoras em diferentes estágios da vida acadêmica. Educação Matemática em Pesquisa. v. 20, n. 2, p. 202-221, 2018.

LEONARDO, F. M. Conexões com a Matemática. São Paulo. Moderna. 2016.

LIMA, F. D. S. Situações Didáticas Olímpicas para o ensino de funções: o contributo da engenharia didática de segunda geração. Dissertação de mestrado em ensino de ciências e Matemática. Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza – Ceará, 2019.

OBMEP. Apresentação. 2020. Disponível em: http://www.obmep.org.br/apresentacao.htm acesso em: 01/05/2020.

OBMEP. OBMEP em números. 2020a. Disponível em: http://www.obmep.org.br/em-numeros.htm. acesso em: 01/05/2020.

PEREIRA, T. L. M. O uso do software GeoGebra em uma escola pública: interações entre alunos e professor em atividades e tarefas de geometria para o ensino fundamental e médio. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora. 2012.

PAIVA, M. Matemática Paiva. São Paulo Moderna. 2015.

PERRIN-GLORIAN, M. J.; BELLEMAIN, P. M. B. L’ingenierie didactique entre recherche et ressource pour l’enseignement et la formation des maitres. Anais... I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, Bonito - Mato Grosso do Sul – Brasil, 2016.

PERRIN-GLORIAN, M-J.; BELLEMAIN, P. M. B. L´ingenierie didactique entre recherche et ressource pour l´enseignement et la formation des maîtres. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online. v. 9, n. 1, pp. 45-82. 2019

SANTOS, A. P. R. A.; ALVES, F. R. V. A teoria das situações didáticas no ensino das Olimpíadas de Matemática: Uma aplicação do Teorema de Pitot. Revista Indagatio Didactica, v. 9, n. 4, pp. 279-296, 2017. https://doi.org/10.34624/id.v9i4.976

SANTOS, A. P. R. A.; ALVES, F. R. V. A Engenharia Didática para o ensino de Olimpíadas de Matemática: Situações Olímpicas com amparo do software GeoGebra. Gondóla, Ensenanza y Aprendizage de las Ciências. v. 13, n. 1, pp. 141-154. 2018. DOI: http://doi.org/10.14483/23464712.11732.

SANTOS, A. P. R. A. Situações Didáticas Olímpicas: Um contributo da Engenharia Didática Clássica no Ensino de Olimpíadas. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Fortaleza, 2018.

SILVA, J. G. A. Situações Didáticas Olímpicas (SDO): Uma Engenharia Didática de Formação (EDF) no Curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA para o ensino de geometria plana. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Fortaleza, 2021.

SILVA, J. G. A.; ALVES, F. R. V.; MENEZES, D. B. Uma Engenharia Didática (ED) aplicada a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e privadas (OBMEP): Situações Didáticas Olímpicas (SDO) para o ensino de geometria Euclidiana plana. REMAT, v. 17, p. 1-16, 2020. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id416

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Matemática para compreender o mundo. São Paulo, Saraiva. 2016.

SOUZA, J.; GARCIA, J. Contato Matemática. São Paulo. FTD. 2016.

TEIXEIRA, P. J. M.; PASSOS, C. C. M. Um pouco da teoria das situações didáticas (tsd) de Guy Brousseau. Zetetiké – FE/Unicamp, v. 21, n. 39, p. 155-168, 2013

WIEST, D. D. K. Análise dos impactos da participação na olimpíada Brasileira de matemática das escolas públicas (obmep) para a formação dos professores orientadores e Alunos medalhistas das regiões oeste e sudoeste do paraná. 238f. Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Matemática em rede Nacional - PROFMAT). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, PR. 2017.

Published

2021-06-07

How to Cite

SIlva, J. G. A. da, Alves, F. R. V. . ., & Menezes, D. B. (2021). OLYMPIC TEACHING SITUATION FROM THE PERSPECTIVE OF THE THEORY OF TEACHING SITUATIONS: AN: APPLICATION WITH INITIAL TRAINING TEACHERS AT THE VALE DO ACARAÚ STATE UNIVERSITY (BRAZIL). Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue Between the Sciences, 10(01), 380-411. https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8393

Issue

Section

Artigos de Fluxo Contínuo