A criação de escolas como política educacional no município de Vitória da Conquitsa, até os idos de 1945

Autores

  • Elenice Ferreira UESB

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8801

Palavras-chave:

Escolas, Políticas educacionais, Annales, História local

Resumo

O presente texto discorre acerca da criação de escolas como política educacional efetivada no município de Vitória da Conquista, dos primórdios do século XIX ao ano de 1945, e as mudanças ocorridas na educação local decorrentes dessa, tendo como suporte as contribuições teórico-metodológicas propostas pela Nova História francesa. Sabe-se que há muito a historiografia vem considerando que as realidades criadas pela ação do homem, sobre o espaço e no tempo, não podem ser analisadas apenas a partir de seus aspectos globalizantes, mas, também, a partir de suas particularidades e singularidades manifestadas em seu microespaço. Tal postura possibilita a abertura de novas fronteiras interpretativas, de modo a promover outras vias para as pesquisas no campo da História, em especial, da História da Educação. Trata-se do recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou as políticas públicas orientadas para o ordenamento da educação no município conquistense em diferentes dimensões: dos projetos de criação das escolas à organização do ensino. Nessa perspectiva, a pesquisa não deixou de reconhecer o município como entidade político-administrativa com vida própria, entretanto, articulado com as ações políticas e educacionais em nível estadual/nacional inerentes ao modelo de Estado federativo.

 

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

Ferreira, E. (2021). A criação de escolas como política educacional no município de Vitória da Conquitsa, até os idos de 1945. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 10(01), 270-289. https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8801

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo