O artigo científico de história e sociologia: análise dos títulos e da organização retórica (el artículo científico de historia y sociología:análisis de los titulos y de la organización retórica)

Autores

  • Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes

Palavras-chave:

Artigo científico, Gêneros textuais, Organização retórica, História, Sociologia

Resumo

O artigo científico (AC) se insere no sistema de gêneros (BAZERMAN, 2005) do domínio discursivo da ciência (MARCUSCHI, 2002). Com base na concepção sociorretórica de gêneros textuais, este estudo tem por objetivo investigar os padrões de organização retórica do artigo científico das disciplinas História e Sociologia, como também analisar os seus respectivos títulos, estabelecendo-se as relações com as peculiaridades culturais das respectivas comunidades disciplinares. O corpus foi constituído de uma amostra de 40 artigos científicos - 20 de História e 20 de Sociologia, coletados de 8 periódicos - 4 por disciplina - num recorte temporal de 5 anos (2003 a 2007).  Os dados indicam variações disciplinares na construção do gênero AC de História e Sociologia, a partir dos próprios títulos. Essa variação se dá tanto entre os artigos das duas disciplinas, quanto em relação ao padrão IMRD (Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão), considerado canônico.  Isto se deve às peculiaridades epistemológicas e culturais de cada comunidade disciplinar, visto que a construção do conhecimento, sendo uma ação social, não se dá de forma homogênea. O escritor acadêmico busca, portanto, adequar-se ao seu auditório, identificar-se com a cultura da sua disciplina e área científica, com vistas à obtenção de credibilidade e aceitação em sua respectiva comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLEN, B; QIN, J; LANCASTER, F.W. Persuasive Communities: A Longitudinal Analysis of References in the Philosofical Transactions of the Royal Society -1665-1990.In: Social Studies of Science, n. 24, p. 279-310, 1994.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, [1953], 2000.

BAZERMAN, C. Gêneros Textuais, Tipificação e Interação. São Paulo: Cortez, 2005.

_______. Shaping Written Knowledge: The Genre and Activity of the Experimental Article in Science.WAC Clearinghouse Landmark Publications in Writing Studies, 1988.Disponível em: htttp://wac.colostate.edu/books/bazermanshaping. Acesso em 15/05/2007.

BURROUGH-BOENISCH, J. International Reading Strategies for IMRD Articles. In: Written Communication, n.16(3), p. 296-316, 1999.

HAGGAN, M. Research paper titles in literature, linguistics and science: dimensions of attraction. In: Journal of Pragmatics. n. 36, p. 293-317, 2004.

HOFFNAGEL, J. C. Gêneros discursivos e a universidade. CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ESTUDIOS DEL DISCURSO, 6., 2005. Anais...Santiago, Chile, 2005. Disponível em: http://extensionfl.com/linguistica/hosted/6to_congreso/vi_congreso_aled-parte_3.pdf. Acesso em 17/05/2007.

HOLMES, R. Genre Analysis, and the Social Sciences: An nvestigation of the Structure of Research Article Discussion Sections in Three Disciplines.In: Englhish for Specific Purposes, n.16 (4), p.321-337, 1997.

HYLAND, K. Disciplinary Discourses: Social Interactions in Academic Writing. Essex: Pearson Education, 2000.

______. Academic Attribution: Citation and the Construction of DisciplinaryKnowledge.In:Applied Linguistics, n.20 (3), p. 341-367, 1999.

KOSTELNICK, C Shaping information: the rhetoric of visual conventions. Southern Illinois University, 2003.

KUO, C. The use of personal pronouns: role relationships in scientific journal articles. In: English for Specific Purposes, n.18(2), p. 121-138, 1999.

LOPES NETO, D.; et al. Análise de títulos de artigos de pesquisas publicadas em um periódico brasileiro de enfermagem. In: Revista Latino Americana de Enfermagem. Ribeirão Preto, n. 10 (1), 2002. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em março de 2008.

MACDONALD, S. P. Professional academic writing in the humanities and social sciences. Southern Illinois University, 1994.

MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONIOSIO, A. P., In:MACHADO, A. R. e BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MILLER, Carolyn R. Rhetorical Community: The Cultural Basis of Genre. In: FREEDMAN, A. & MEDWAY, P. Genre and New Rhetoric. London, Taylor & Francis,, 1994, p.67-78.

_______. Genre as social action.In:Quarterly Journal of Speech, n. 70:151-167, 1984.

OZTURK, I. 2007. The textual organisation of research article introductions in applied linguistics: Variability within a single discipline. In: English for Specific Purposes, n.26, p. 25-38.

SOLER, Viviane. Writing Title in Science: An Exploratory Study. In: English for Especific Purposes, n. 26, p. 90-102, 2007.

SWALES, J. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

_______. Research Genres: Exploration and Applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

VARTTALA, T. Hedging in Scientifically Oriented Discourse: Exploring Variation According to Discipline and Intended Audience. (Doctoral Dissertation). University of Tampere, 2001. Disponível em: http://acta.uta.fi/pdf/951-44-5195-3.pdf.Acesso em fevereiro de 2008.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Como Citar

de Oliveira Cortes, G. R. (2012). O artigo científico de história e sociologia: análise dos títulos e da organização retórica (el artículo científico de historia y sociología:análisis de los titulos y de la organización retórica). Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 1(1), 135-157. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1332

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo