Educação matemática crítica: a crítica no ensino da matemática
Keywords:
Educação Matemática Crítica, Ensino de Matemática, Formação de Professores de MatemáticaAbstract
Nas discussões e pesquisas em Educação Matemática, há um debate crescente em torno de um ensino de Matemática que não a considere como uma área politicamente neutra, distante de temas relacionados à vida em sociedade, como aqueles ligados às dimensões sociopolíticas e culturais. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo discutir as principais contribuições da Educação Matemática Crítica, como uma tendência da Educação Matemática que volta sua preocupação para os processos sociopolíticos ligados à Matemática e à Educação Matemática. Trata-se de um recorte teórico de uma pesquisa de mestrado que objetivou analisar e discutir a prática pedagógica de professores que lecionam Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), para compreender a influência dos ideais freireanos. Acredita-se que os pressupostos freireanos podem oferecer uma orientação teórico-metodológica para o professor de Matemática numa perspectiva político- pedagógica, de modo a considerar as especificidades da EJA e possibilitar situações de aprendizagem crítica aos educandos.
Downloads
References
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BORBA, M.C. Prefácio. In: SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus Editora, 2001. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática)
D’AMBROSIO, U. Educação para uma sociedade em transição. Campinas: Papirus, 1999. (Coleção Papirus Educação).
FRANKENSTEIN, M. Educação matemática crítica: uma aplicação da epistemologia de Paulo Freire. In: BICUDO, M.A.V. (Org.). Educação matemática. São Paulo: Centauro, 2005.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, 1989.
______. Pedagogia do oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2005.
_______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GIROUX, H. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis: Vozes, 1986.
GROENWALD, C. L. O., et al. Perspectivas em Educação Matemática. ACTA SCIENTIAE, v.6, n.1, jan./jun. 2004.
KLEIN. T. Comentários às obras de Kant: Crítica da Razão Pura. Florianópolis: NEFIPO, 2012.
PASSOS, C. M. Etnomatemática e Educação Matemática Crítica: conexões teóricas e práticas. 2008. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais –UFMG, Belo Horizonte.
PEUKERT, H. Problemas básicos de uma Teoria Crítica da educação. Educação e Sociedade, ano XVII, n. 56, dezembro/1996. p. 412-430.
SILVA, N. L. Pressupostos freireanos nas práticas pedagógicas de professores que lecionam Matemática na Educação de Jovens e Adultos.2014.221f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) –Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus –BA.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus Editora, 2001. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática)
______. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas: Papirus, 2008. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
______. Ole Skovsmose e sua educação matemática crítica. RPEM, Campo Mourão - SP, v.1, n.1, jul. /dez. 2012.
VITÓRIA DA CONQUISTA. Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Proposta Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos. Vitória da Conquista: SMED –Núcleo Pedagógico, 2007.