EL TRABAJO CON VÍDEOS EN LAS CLASES DE MATEMÁTICAS EN EL CONTEXTO DEL PIBID

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.10966

Palabras clave:

video, Enseñanza a distancia, pibid

Resumen

El presente trabajo tiene como objetivo presentar la experiencia vivida por los autores, en el subproyecto de Matemáticas del Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de la Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista - Bahía, en el período de la Enseñanza a Distancia. La experiencia en la producción de videos movilizó a los tres núcleos del subproyecto, dando oportunidad a los estudiantes de licenciatura de trabajar con las matemáticas de una manera más interactiva, tratando de contribuir con la enseñanza y el aprendizaje de los estudiantes de la escuela básica durante la enseñanza a distancia. Para la producción de videos se utilizaron aplicaciones y software gratuitos disponibles al público, y debido a la facilidad en el manejo de las interfaces de estas plataformas digitales fue posible trabajar con los contenidos que los profesores desarrollaron en el contexto sincrónico de las clases, lo que llevó al desarrollo de materiales digitales que dan subsidio al estudio asincrónico de los estudiantes de la escuela básica. Para los pibidianos, la creación de vídeos permitió presentar de forma sucinta conceptos matemáticos, así como ejemplos, en vídeos cortos para ponerlos a disposición de los alumnos a través de las redes sociales del subproyecto de matemáticas.

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Biografía del autor/a

Taíde Regis Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil

Licencianda em Matemática na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Foi bolsista no Programa Institucional De Bolsa De Iniciação à Docência da UESB (PIBID/UESB). Atualmente, é integrante do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM) da UESB em colaboração com as Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bolsista do Programa de Educação de Matemática de Jovens e Adultos (PEMJA). Integrante da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Bahia. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática.

Breno Vieira Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil

Licenciando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Fui bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente, participa da Iniciação Científica em Análise Numérica do Método de Newton Amortecido em Variedades Riemannianas e voluntário do Programa de Educação Tutorial Institucional (PETI), do Curso Específico de Matemática.

Jonson Ney Dias da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) (2006), mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelas Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2009) e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)/Rio Claro (2020). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando como professor nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e credenciado no Mestrado Profissional em Rede em Matemática (PROFMAT) e Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Formação de Professores (PPGECFP). É integrante dos grupos de pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM) da UNESP e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais (UEFS) e coordenador do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM) da UESB em colaboração com as Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Diretor geral da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Bahia. Membro associado da Adults Learning Mathematics - ALM. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática; Educação Financeira; Modelagem Matemática; Tecnologias Digitais; Literatura Popular (Literatura de Cordel) e Educação com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI).

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Publicado

2022-12-04

Cómo citar

Regis Silva, T., Vieira Sousa, B., & Dias da Silva, J. N. (2022). EL TRABAJO CON VÍDEOS EN LAS CLASES DE MATEMÁTICAS EN EL CONTEXTO DEL PIBID . Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre Las Ciencias, 11(02), 186-197. https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.10966