EDUCACIÓN 4.0 EN EL ÁREA DE LA SALUD: PERSPECTIVAS Y DESAFÍOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.11058

Palabras clave:

Educación 4.0., Educación para la salud, Inteligencia artificial, Metodologías activas, Procesos de formación

Resumen

Esta investigación tuvo como objetivo explicar las relaciones existentes entre las herramientas insertadas en la propuesta de educación 4.0, la enseñanza y la salud, investigando publicaciones en tesis doctorales y/o disertaciones de maestría relacionadas con este tema, priorizando el factor tiempo, con publicaciones encontradas en el período 2010-2020. Con eso, se adoptó como estrategia metodológica una revisión integrativa de la literatura, de carácter exploratorio con la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). Cada producción se orientó hacia las categorías a ser discutidas, enumeradas a continuación: Metodologías Activas en Salud; educación 4.0 y procesos de formación en salud; Inteligencia artificial y aprendizaje en salud. Los resultados mostraron que las propuestas de educación 4.0 ya son una realidad en el proceso de formación y calificación de profesionales y futuros profesionales de la salud y son de gran valor para el desarrollo de competencias esenciales para el mercado laboral en el área de la salud. Sin embargo, parte de los profesores, estudiantes, profesionales y gestores de la salud no están preparados para seguir con la misma velocidad los cambios impuestos a la sociedad, al mercado de trabajo y consecuentemente a la educación y la salud, apuntando a la necesidad de cambios y adaptaciones.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Fonseca de Vasconcelos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil

Doutorando no Programa de pós-graduação em enfermagem e Saúde (Ciências da Saúde) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Jequié, graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura - pela Universidade Estadual de Montes Claros (2011) e mestre em Ciências Biológicas pela mesma Universidade (2014). Atualmente é docente no Centro Universitário UNIFTC de Vitória da Conquista, no curso médico, e na Faculdade Independente do Nordeste. Trabalha nas linhas de Educação, com foco na Avaliação Formativa, e Epidemiologia. Atuou como coordenador acadêmico, coordenador adjunto e professor do curso de Medicina das Faculdades Santo Agostinho, possuindo atuação em metodologias ativas de aprendizagem. Além disso, foi membro do Núcleo Docente Estruturante e Conselho Superior desta instituição. Possui experiência na área de Metodologia Científica, Saúde Coletiva e Embriologia. Participou das Comissão de Matriz, Comissão de Implantação e Comissão de Avaliação Nacional do curso de Medicina. Atuou como professor formador no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, professor/monitor no Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania, resgate e monitoramento de fauna, bem como comportamento animal. Além disso, possui experiência na área de Educação Ambiental.

Mauro Fernandes Teles, Faculdades de Saúde Santo Agostinho, FASA, Vit. da Conquista, Bahia, Brasil

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (2013). Pós-Graduação em Análises Clínicas pela Faculdade de Guanambi (2014). Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca ENSP/FIOCRUZ (2016) - Área de concentração: Desenvolvimento e Políticas Públicas. Doutorando em Ciências da Saúde pelo PPGES/UESB. Atuou como Bioquímico Clínico da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (2013-2016). Bioquímico Clínico do Hospital Municipal Esaú Matos (2013-2016). Foi Coordenador do Laboratório Central da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (2016-2018). Foi docente da Faculdade Independente do Nordeste/FAINOR no curso de Farmácia (2013-2021). Atualmente é professor assistente das Faculdades de Saúde Santo Agostinho no curso de Medicina e membro parecerista do CEP/FSVC. Tem experiência em Análises Clínicas, Saúde Pública e em Metodologias Ativas de Aprendizagem atuando principalmente nas áreas de Imunologia e Microbiologia Clínica, Hematologia Clínica, Bioquímica Clínica, Gestão Laboratorial e Saúde Pública.

Rita de Cássia Silva Tagliaferre, Faculdades de Saúde Santo Agostinho, Itabuna, Bahia, Brasil

Possui graduação em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005), graduação em Letras (Bacharelado em Estudos linguísticos pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas.

Citas

AGUIAR, W. S. Desenvolvimento de modelos preditivos de mortalidade infantil com base em inteligência artificial no estado do Ceará. 136 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

ALVES, M.N.T. et al. Metodologias pedagógicas ativas na educação em saúde. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 10, n. 33, p. 339-346, 2017.

ARAÚJO, S.H.R. de A. Análise da produção científica brasileira sobre as metodologias ativas de aprendizagem na área de saúde. 43 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.

AVELINO, C.C.V. Ensino-aprendizagem sobre diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem, de acordo com a CIPE®, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem. 175 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

COLARES, K.T.P. Perfil de estudantes de Enfermagem e suas percepções sobre o uso de metodologias ativas em seu processo formativo. 138 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2019.

DORNELES, L.L. Desenvolvimento de infográfico animado para o fortalecimento e disseminação de ações pedagógicas sobre educação permanente em saúde. 138f. Dissertação de Mestrado - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, Ribeirão Preto, 2017.

FÜRH, R.C. O dilúvio digital e seus impactos na educação 4.0 e na indústria 4.0. Investigação em Governança Universitária: Memórias, v. 188, p. 37-54, 2018.

GROHS, G.E.M. Avaliação preliminar da versão prototípica de um sistema informatizado, criado para auxiliar o estudante de medicina no processo para diagnosticar corretamente alguns transtornos psiquiátricos. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2012.

OLIVEIRA, E.F. de. Ensino de geografia e educação 4.0: caminhos e desafios na era da inovação. Revista Amazônica sobre Ensino de Geografia, v. 1, n. 01, 2019.

ROCHA, A.D.D. Detecção e classificação de lesões em imagens de mamografia usando classificadores SVM, wavelets morfológicas e seleção de atributos. 106f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica, 2016.

SILVA, G.M. Metodologias ativas de ensino na graduação em Enfermagem: reflexões sobre a formação profissional na perspectiva da integralidade. 236 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

WELCHEN, V. Uso de inteligência artificial em apoio à decisão clínica: o caso do hospital do câncer mãe de deus com a ferramenta cognitiva Watson for Oncology. 218f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de Caxias do Sul, programa de Pós-Graduação em Administração, 2019.

Publicado

2022-12-04

Cómo citar

Fonseca de Vasconcelos, P. ., Teles, M. F. ., & Silva Tagliaferre, R. de C. (2022). EDUCACIÓN 4.0 EN EL ÁREA DE LA SALUD: PERSPECTIVAS Y DESAFÍOS. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre Las Ciencias, 11(02), 170-185. https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.11058