A CONSOLIDAÇÃO DOS DISCURSOS NEOLIBERAIS NO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.11567

Palavras-chave:

BNCC, Ciclo de políticas, Política educacional

Resumo

O presente artigo pretende discutir como o discurso neoliberal tem se intensificado a partir da Base Nacional Comum Curricular e configurado o componente curricular Ciências. As políticas públicas educacionais são projetadas e produzidas para que a escola acompanhe as mudanças sociais, ideológicas, econômicas, políticas e culturais dos diferentes tempos e locais da sociedade. No Brasil, é possível observar que desde a década de 1990 se intensificaram os discursos neoliberais nas políticas educacionais, isso se amplia com a produção (em 2015) e homologação (em 2017 e 2018) da BNCC. Utilizando a abordagem teórico-metodológica do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e colaboradores foi possível analisar os contextos de influência e de produção de texto do referido documento. Assim, foi observado que os processos de idealização e produção da BNCC configuraram à disciplina escolar Ciências um caráter positivista e utilitarista, se distanciando das propostas de formação humana e integral dos indivíduos e focando em propostas de produção de capital humano para o mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Edinaldo Medeiros Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil

Doutor em Educação pela Faculdade de Universidade Federal Fluminense (FEUFF); Professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB) – Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Currículo e Formação Docente.

Jéssica Gomes das Mercês Costa, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF) – Niterói, Rio de Janeiro, Brasil; Grupo de Pesquisa Cultura, Docência e Currículo.

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Publicado

2022-12-04

Como Citar

Medeiros Carmo, E., & Gomes das Mercês Costa, J. (2022). A CONSOLIDAÇÃO DOS DISCURSOS NEOLIBERAIS NO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 11(02), 198-208. https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.11567