Reflexões entre Trabalho, Memória e Religiosidade: o Comércio de Artigos Religiosos das Romarias de Bom Jesus da Lapa (Reflexiones entre Trabajo, Memoria y Religiosidad: El Comercio de Artículos Religiosos de las Peregrinaciones de Bom Jesus da Lapa)

Autores/as

  • Karolyny de Oliveira Almeida
  • Ana Elizabeth Santos Alves

Palabras clave:

Memória Social, Trabalho Informal

Resumen

O artigo está centrado na relação entre Memória e Trabalho, no contexto do espaço turístico-religioso da cidade-santuário de Bom Jesus da Lapa, Bahia, Brasil. A cidade se constituiu histórica e tradicionalmente como um lugar sagrado e de romarias, para onde peregrinos passaram a se deslocar, a partir do século XVII, referenciados pela memória social de que nele habitava o Senhor Bom Jesus. Essa memória permanece viva, sendo mobilizada de modos diferentes por fiéis e trabalhadores (as), ao mesmo tempo em que cria as condições para o trabalho das pessoas que vivem do comércio de artigos religiosos na frente do Santuário. A discussão busca compreender a relação existente entre a memória socialmente construída sobre a sacralidade da cidade de Bom Jesus da Lapa e a elaboração de estratégias das pessoas que sobrevivem do comércio de artigos religiosos na porta do seu santuário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABÍLIO, Ludmila Costhek. Informalidade e acumulação capitalista: a centralidade do trabalho de um milhão de revendedoras de cosméticos. In: ARAÚJO, Angela Maria Carneiro; OLIVEIRA, Roberto Véras de (orgs.). Formas de trabalho no capitalismo atual: condição precária e possibilidades de reinvenção. São Paulo, Annablume, CNPq: 2011.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009.

ARAÚJO, Angela Maria Carneiro; OLIVEIRA, Roberto Véras de (orgs.). Formas de trabalho no capitalismo atual: condição precária e possibilidades de reinvenção. São Paulo, Annablume, CNPq: 2011.

CURY, Carlos Alberto Jamil. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica de fenômeno educativo. São Paulo: Cortez: autores associados, 1986.

DRUCK, Graça; OLIVEIRA, Luiz Paulo. A condição “provisória permanente” dos trabalhadores informais: o caso dos trabalhadores de rua da cidade de Salvador. Revista VeraCidade –Ano 3. N° 3 –Maio de 2008.

DURÃES, Bruno José Rodrigues. Novas formas de trabalho no capitalismo: os camelôs globais de produtos tecnológicos. In: ARAÚJO, Angela Maria Carneiro; OLIVEIRA, Roberto Véras de (orgs.). Formas de trabalho no capitalismo atual: condição precária e possibilidades de reinvenção. São Paulo, Annablume, CNPq: 2011.

FILGUEIRAS, Luiz A. M.; DRUCK, Graça; AMARAL, Manoela Falcão do. O conceito de informalidade: um exercício de aplicação empírica. Caderno CRH, Salvador, v. 17, n. 41, p. 211-229, Mai./Ago. 2004.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva.Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006, 224 p.

MALHEIROS, Gustavo. Pedra e luz. Rio de Janeiro: Arte e Ensaio, 2008.

NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos em História e do Departamento de História da PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). São Paulo, SP-Brasil, 1981.

ROSENDAHL, Zeny. Espaço e religião: uma abordagem geográfica. Rio de Janeiro: UERJ, NEPEC, 1996.

SANTOS, Milton. O Espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: Editora da Cidade de São Paulo, 2008.

STEIL, Carlos Alberto. O sertão das romarias: um estudo antropológico sobre o santuário de Bom Jesus da Lapa –Bahia. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

TAVARES, Maria Augusta. Os fios (in)visíveis da produção capitalista: informalidade e precarização do trabalho. São Paulo: Cortez, 2004.

THOMPSON, Edward P. A formação da classe operária inglesa. Tradução: Denise Bottmann –Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1987.

TIRIBA, Lia. SICHI, Bruna. Os trabalhadores e a escola: de olho na(s)cultura(s) do trabalho. In: TIRIBA, Lia. CIAVATTA, Maria (orgs.). Trabalho e educação de jovens e adultos. Brasília: Liber Livro e Editora, UFF, 2011.

Publicado

2020-11-12

Cómo citar

Almeida, K. de O., & Santos Alves, A. E. (2020). Reflexões entre Trabalho, Memória e Religiosidade: o Comércio de Artigos Religiosos das Romarias de Bom Jesus da Lapa (Reflexiones entre Trabajo, Memoria y Religiosidad: El Comercio de Artículos Religiosos de las Peregrinaciones de Bom Jesus da Lapa). Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre Las Ciencias, 1(2), 87-105. Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1342

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo