A Política Educacional na Reforma do Currículo do Curso Técnico em Agropecuária (La Politica Educacional en la Reforma del Curriculo del Curso Tecnico en Agropecuaria)
Palabras clave:
Políticas Públicas da Educação Profissional, Ensino Médio Integrado, Currículo IntegradoResumen
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que se desenvolveu no contexto pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) - Campus Guanambi. O propósito do estudo foi analisar a implementação do currículo integrado no Curso Técnico em Agropecuária, regulamentado a partir do Decreto n. 5.154/2004. Os resultados revelaram que as políticas públicas implementadas na Educação Profissional Técnica de nível médio a partir do Decreto n. 5.154/2004 não apresentaram grandes alterações em relação ao que já estava posto em práticas anteriores.
Descargas
Citas
BRASIL, Decreto 5.154 de 23 de jul. de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os Artigos. 39 a 42 da Lei 9394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: http://www.presidência.gov.br. Acesso em 22 de ago. de 2012.
_________. Decreto 2.208, de 17 de abr. de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os Artigos. 39 a 42 da Lei 9394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: http://www.presidência.gov.br. Acesso em 11 de ago. de 2012.
_________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília: v. 248, p.27833-27841, 26 dez. 1996, Seção 1.
_________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br. Acesso em: 11 de ago. de 2007.
_________. Resolução CNE/CEB nº 01, de 03 de fevereiro de 2005a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec. Acesso em: 10 de junho de 2012.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
KUENZER, Acácia Zeneida.A educação profissional nos anos 2000:a dimensão subordinada das políticas de inclusão. Educação & Sociedade. Campinas, out. 2006,v. 27 Nº 96.
OLIVEIRA, Ramon de. Possibilidades do ensino médio integrado diante do financiamento público da educação.In: ENCONTRO ANUAL DA ANPED, 30. 2006. Disponível em: <http://www.anped.org.br>. Acesso em 22 de abr. de 2013.
SANTOS, Geórgia Sobreira dos. A reforma da educação profissional e o ensino médio integrado: tendências e riscos. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPED, 29. 2005. Disponível em: <http://www.anped.org.br>. Acesso em 22 de abr. de 2013.
WERMELINGER, Mônica; MACHADO, Maria Helena; AMÂNCIO FILHO, Antenor. Professional educational policies: references perspectives. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 2007, vol.15, n. 55, p. 207 a 222. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v15n55/a03v1555.pdf>. Acesso em 22 de abr. de 2013.