A memória escrita dos professores intelectuais em Vitória da Conquista: um recurso possível. (La memoria escrita de los profesores intelectuales en Vitória da Conquista: un recurso posible.)

Autores

  • Daniela Moura Rocha de Souza
  • Lívia Diana Rocha Magalhães

Palavras-chave:

Escrita da Memoria, Intelectuais Mestres, Republicanismo

Resumo

O presente texto é um recorte da pesquisa sobre a memória de professores intelectuais como interlocutores do republicanismo em Vitória da Conquista entre os anos de 1910 e 1945 que foi desenvolvida no curso de mestrado do PPGMLS, onde por meio da revisita ao campo da memória, nos deparamos com a memória escrita, compreendendo-a como variante da memória social, pensada na sua perspectiva de recurso teórico de pesquisa, que nos possibilitou nortear o nosso objeto de estudo, primeiramente com a revisita a este conceito e depois com a construção do campo da memória dos professores intelectuais a partir da documentação escrita levantada, cotejada e analisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997. Coleção Debates.
ARÓSTEGUI, Julio: Historia del Presente e interacción generacional, In: La historia vivida. Sobre la historia del presente, Madrid, Alianza, 2004.
BERGSON, Henri. Matéria e memória:ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fortes, 1999.
CANDAU, Joel. Antropologia de la memória. Buenos Aires: Nueva Visión, 2002.
DURKHEIM, Emile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2001. (Coleção a obra prima de cada autor).
FREUD, Sigmund. Psicopatologia de la vida cotidiana. In: Obras completas. Madrid: Biblioteca Nueva, 1948. Vol II.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a formação da cultura. São Paulo: Círculo do Livro, s/d.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
LE GOFF, Jacques. História e memória.4. ed. Campinas/SP: UNICAMP, 1996.
MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha. A trajetória das gerações brasileiras nascidas entre 1926 e 1975: um perfil sociodemográfico. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas/SP: UNICAMP, 1999.
______. Educação, História e Memória: uma aproximação do estudo geracional. In: Revista HISTEDBR on line. Campinas: UNICAMP, 2007. nº 28.
______. Memória coletiva e memória geracional: uma análise teórica. Projeto de Pós-doutorado em Psicologia Social. Rio de janeiro: UERJ, 2011.
MANZI, Jorge. A memória coletiva do golpe de Estado do Chile. In: CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto & GONZALEZ, Maria F. (Org.) Ensino de história e memória coletiva. Porto Alegre: Artmed, 2007. MONTESPERELLI, Paolo. Sociologia de la memória. Buenos Aires: Nueva Visión, 2004.NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto História. São Paulo: PUC/SP, dez 1993. nº. 10.
ROSENFIELD, Israel. A invenção da memória: uma nova visão do cérebro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
SÁ, Celso Pereira de. Sobre o campo de estudo da memória social: uma perspectiva psicossocial. In: Revista Psicologia Reflexão e Crítica. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2007a. V. 20. Disponível em < www.scielo.br/prc>. Acesso em outubro de 2008.
______. Sobre a psicologia social no Brasil, entre memórias históricas e pessoais. In: Psicologia & Sociedade. Florianópolis/SC: Associação Brasileira de Psicologia Social, 2007b.
SANTOS, Myrian Sepúlveda. Memória coletiva e teoria social. São Paulo: Annablume, 2003.
VERNANT, Jean-Pierre. Mito e pensamento entre os gregos: estudos de psicologia histórica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. Cap. 2.
<section style="text-align: justify; padding: 3px;"><span class="TextRun SCXW129413442 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW129413442 BCX0">

Downloads

Como Citar

Souza, D. M. R. de, & Rocha Magalhães, L. D. (2017). A memória escrita dos professores intelectuais em Vitória da Conquista: um recurso possível. (La memoria escrita de los profesores intelectuales en Vitória da Conquista: un recurso posible.). Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 4(1), 75-87. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1430

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo