CINEMA E MÚSICA NA TRAJETÓRIA DE WALDICK SORIANO: OS FILMES PAIXÃO DE UM HOMEM (1972) E O PODEROSO GARANHÃO (1973)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13910

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, Música, Waldick Soriano

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a trajetória do cantor popular Waldick Soriano em sua inserção pelo cinema brasileiro da década de 1970, analisando seus filmes Paixão de um homem (1972), de Egydio Eccio, e O poderoso garanhão (1973), de Antônio B. Thomé, em sintonia com os seus sucessos musicais. Para atingir tal objetivo, abordaremos, brevemente, a sua biografia, além de contextualizar o momento histórico da década de 1970, de predominância de um cinema popular e o surgimento de um segmento de filmes estrelados por cantores da música popular brasileira para atender interesses comerciais da indústria cinematográfica. Na produção deste artigo, utilizamos como documentação histórica principal a fonte fílmica (os filmes), pareceres de censura, matérias de jornais e revistas da época. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Carvalho do Nascimento, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2015). Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2004). Graduado em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2001). Atualmente é Professor Adjunto, Nível A, Dedicação Exclusiva, da Universidade do Estado da Bahia (Campus VI/Caetité), e Coordenador do Colegiado de História. Professor do quadro permanente do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (UNEB/Campus VI). Professor do quadro permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA - UESB). Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagens no ensino de História, O uso de documentos em sala de aula, Cinema e ensino de História, História e historiografia do cinema brasileiro, História e historiografia da Guerra de Canudos (José Calasans e Euclides da Cunha) e História e historiografia do Cangaço. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Cinema, História e Educação: teoria e mediação pedagógica" (Líder). Coordena o projeto de extensão e pesquisa "CINEdebate & História" (www.cinedebateuneb.org) e um canal no YouTube (https://www.youtube.com/c/CINEdebateHist%C3%B3ria/featured).https://orcid.org/0000-0001-8410-0233

Referências

Fonte fílmica

PAIXÃO DE UM HOMEM. Direção: Egydio Eccio. Roteiro: Egydio Eccio. Elenco: Waldik Soriano, Maria Viana, Walter Portela, Deli Costa e José Policena. Ano: 1972. DVD (97 min.). Colorido.

O PODEROSO GARANHÃO. Direção: Antônio B. Thomé. Roteiro: Luiz Castellini Filho. Elenco: Waldik Soriano, Maria Viana, Heitor Gaiotti, Nivaldo Lima e Adelia Coelho. Ano: 1975. DVD (92 min.). Colorido.

Livros, teses e artigos

ABREU, Nuno Cesar. Pornochanchada: variações em torno de um gênero. Cadernos de Pós-Graduação, Campinas, ano 8, v. 3, n. 3, p. 219-231, 2006.

ALMEIDA, Doriedson de Brito. O cinema em Caetité nas décadas de 1940 a 1960: o Cine Vitória. 2013. 32 f. Monografia (Graduação em História) – Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VI), Caetité, 2013.

ARAÚJO, Paulo Cesar de. Eu não sou cachorro, não: música popular cafona e ditadura militar. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

ARAÚJO, Paulo Cesar de. Waldick Soriano e o mistério do brega. Revista USP, São Paulo, n.87, p. 184-196, setembro/novembro 2010.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Análises del film. Barcelona: Paidós, 1990.

BÔSCOLI, Ronaldo. Waldick Soriano: o machão brasileiro. Manchete, Rio de Janeiro, n. 1.313, p. 65-67, jun. 1977.

BOURDIEU, Pierre. Por uma ciência das obras. In: Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 1996. p. 53-89.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

CABRERA, Antônio Carlos. Almanaque da música brega. São Paulo: Matrix, 2007.

CAMPOS, Bernadino; SORIANO, Waldick. A vida de Waldick Soriano: minhas lutas e minhas glórias. Rio de Janeiro: Codecri, 1977.

CARREGA, Jorge Manuel Neves. Elvis em Hollywood: apontamentos sobre o filme musical e a cultura popular norte-americana no século XX. Revista Livre de Cinema, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 189-208, jan./abr., 2018

CAVALCANTI, Virgínia. Eu sou Waldick Soriano. Manchete, Rio de Janeiro, n. 996, p. 46-49, maio 1971.

DAMÁSIO, Manoel. Waldick Soriano. Nova Rainha, Santa Maria (RS), ano 49, n 5, p. 39-39, maio 1972.

DÍDIMO, Marcelo. O cangaço no cinema brasileiro. São Paulo: Annablume, 2010.

GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

JAGUAR. O som do Pasquim: grandes entrevistas com os astros da música popular brasileira. Rio de Janeiro: Codecri, 1976.

MOTTA, Carlos M. Direção de Pollack e sátira com Bardot e Cardinale. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 24 dez. 1972. p. 20.

MATTOS, A. C. Gomes de. A outra face de Hollywood: filme B. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

NASCIMENTO, Jairo Carvalho do. Erotismo e relações raciais no cinema brasileiro: a pornochanchada em perspectiva histórica. 350 f. 2015. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

RIBEIRO, Ilma. Waldick Soriano: “Ser deputado em Recife é o meu sonho”. Amiga, Rio de Janeiro, n. 156, p. 10-11, 8 maio 1973.

SAVARESE, Renato. Waldick Soriano: “Se deixarem eu serei presidente do Brasil”. Amiga, Rio de Janeiro, n. 706, p. 20-21, nov. 1983.

SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de filmes brasileiros: longa-metragem. São Paulo: Ed. do Autor, 2002.

SILVA NETO, Antônio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro: dicionário de atrizes e atores. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: Imprensa Oficial, 2010.

STERNHEIM, Alfredo. Cinema da Boca: dicionário de diretores. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

Carvalho do Nascimento, J. (2023). CINEMA E MÚSICA NA TRAJETÓRIA DE WALDICK SORIANO: OS FILMES PAIXÃO DE UM HOMEM (1972) E O PODEROSO GARANHÃO (1973). Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 12(02), 259-290. https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13910