Memória e memória histórica: categorias para a reflexão sobre o saber histórico escolar. (Memoria y memoria histórica: categorías para reflexión sobre el saber histórico de la escuela.)

Autores

  • Polliana Moreno dos Santos

Palavras-chave:

Memória, História, Memória histórica, Saber histórico escolar

Resumo

Neste trabalho pretendemos, em linhas gerais, apresentar o debate teórico suscitado a partir de uma pesquisa sobre o Saber Histórico Escolar e a emergência de categorias como a Memória na sua relação com a História, que por sua vez remete-nos pensar a Memória Histórica. Para tanto, apresentamos na primeira parte do artigo a trajetória teórica do Campo da Memória, desde os clássicos até autores mais contemporâneos. Na segunda parte problematizamos a polêmica relação História e Memória, com autores que apontam os pontos de aproximação e distanciamento entre tais conceitos. Na terceira parte apresentaremos uma discussão sobre a memória histórica associando-a ao saber histórico escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AROSTEGUI, Julio. La Historia vivida: sobre la historia del presente. Madrid: Alianza editorial, 2004.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e Técnica, Arte e Política. Tradução de Sergio Paulo Rounet. 7. ed. Vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática. 1997, p. 229-234.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.
LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e memória. 5. ed. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2003.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. (trad). Yara Aun Khoury. In: Projeto história. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP. São Paulo, SP-Brasil, 1993.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François [et. al]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007, p.130-134.
SÁ, Celso Pereira. Sobre o campo de estudo da memória social: uma perspectiva psicossocial. 2007. Disponível em: <www.scielo.br/prc>. Acesso em 07 de outubro de 2009.
SANTOS, Miriam Sepúlveda dos. Memória coletiva e teoria social. São Paulo: Annablume, 2003.
SOUZA. Marcílio Jr. GALVÃO, Ana Maria de O. História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 391-408, set./dez. 2005. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a05v31n3.pdf>.Acesso em: 15. out. 2010.
TOURNAY, María L.VEGA, Natalia. Entre la memoria y la historia: deslindes conceptuales y cuestiones metodológicas. In: ALONSO, L. & FALCHINI, A. (editores). Memoria e historia del pasado reciente. Problemas didácticos y disciplinares. Santa Fé - Argentina: UNL, 2009.
<section style="text-align: justify; padding: 3px;"><span class="TextRun SCXW129413442 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW129413442 BCX0">

Downloads

Como Citar

dos Santos, P. M. (2017). Memória e memória histórica: categorias para a reflexão sobre o saber histórico escolar. (Memoria y memoria histórica: categorías para reflexión sobre el saber histórico de la escuela.). Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 4(1), 49-62. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1428

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo