A Faculdade de Formação de Professores em Vitória da Conquista/BA a luz da memória coletiva institucional. (La Faculdade de Formação de Professores en Vitoria da Conquista-BA a la luz de la memoria colectiva institucional.)
Palavras-chave:
História da educação, Ensino superior, Memória coletivaResumo
Mediante as teorias da memória, o presente texto tece considerações sobre os sujeitos partícipes na implantação da Faculdade Formação de Professores em Vitória da Conquista – BA (FFPVC). Este trabalho é resultado da pesquisa de mestrado, que objetivou analisar a referida Instituição em sua trama social, a partir da documentação e da memória. Esta relação tornou-se necessária para recompor a atuação, no campo da memória coletiva, dos grupos sociais fundadores desta Instituição (docentes, discentes e funcionários). Sua implantação esteve imbricada no projeto político e intelectual de formação de profissionais da educação para o atendimento das Leis n 5.540/1968 5.692/1971, como também a outros interesses de ordem regional, econômica, política, etc.
Downloads
Referências
CUNHA, Maria Couto. A dinâmica e os fatores condicionantes da criação de cursos da educação superior no Estado da Bahia. 2003. 202f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
MAGALHÃES, Lívia Diana R.; ALMEIDA, José Rubens Mascarenhas. Relações simbióticas entre memória, ideologia, história da educação. In: CASIMIRO, Ana Palmira B. S. Casimiro; LOMARDI, José Claudinei (orgs.). In: História, memória e educação. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.
NAMER, Gérard. Posfácio. In: Os marcos sociais da memória. Universidade Central da Venezuela, 2004.
PERALTA, Elsa. Abordagens teóricas ao estudo da memória social: uma resenha crítica. In: Revista Arquivos da Memória. Lisboa: Nova série, nº. 02, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. In: NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. [et al.]. Instituições escolares no Brasil - conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP: UNISO; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2010. – (Coleção Memória da Educação). UESB. Catálogo geral da Autarquia Universidade do Sudoeste, 1982.
<section style="text-align: justify; padding: 3px;"><span class="TextRun SCXW129413442 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW129413442 BCX0">