Da formação inicial a atuação profissional docente: caminhos percorridos pelo professor Heraldo Simões
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11242Palavras-chave:
entrevista, Heraldo Simões, educação físicaResumo
Realizamos uma entrevista narrativa com o professor Heraldo Simões Ferreira, Professor do ensino superior na Universidade Estadual do Ceará (Uece), de forma on-line no dia 06 de novembro de 2020 na cidade Fortaleza-CE. O professor nos relata sobre sua trajetória acadêmica desde a formação inicial, além dos aspectos inerentes a sua história de vida que se convergem com sua atuação profissional como professor de Educação Física, nos levando em suas narrativas até a sua atuação num Programa de Pós-Graduação.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Luciano de; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Professoras de Educação Física: duas histórias, um só destino. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 13-35, abr. 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3542. Acesso em: 02 nov. 2020.
BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.
FERREIRA, Heraldo Simões. Testes psicomotores na Educação Infantil – Bateria Psicomotora (BPM): Um estudo de caso em crianças de uma escola particular. 100f. Monografia (especialização em psicomotricidade) – Universidade Estadual do Ceará, 2001.
FERREIRA, Heraldo Simões. Percepção sobre qualidade de vida entre crianças de 4 a 6 anos: educação (física) em saúde na escola. 146f. Dissertação (mestrado) – Universidade de Fortaleza, 2005.
FERREIRA, Heraldo Simões. Educação física escolar e saúde em escolas públicas municipais de Fortaleza: proposta de ensino para saúde. 189f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes.; GOMES, Daniel Pinto; LIMA, Francisca Edya Esteves de. Lazer e política pública de esporte: entrevista com o Prof. Dr. Fernando Mascarenhas. Conexões, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 97–108, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8649895. Acesso em: 10 abr. 2022.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes.; GOMES, Daniel Pinto. Corporeidade e fenomenologia: o corpo vivo e o corpo vivido de Petrúcia Nóbrega. Conexões, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 240–248, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8651799. Acesso em: 10 abr. 2022.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes.; GUEDES, Mileyde Bárabara Santos. Reflexões filosóficas em Educação Física: entrevista com o professor Iraquitan de Oliveira Caminha. Motrivivência, Florianópolis, SC, v. 32, n. 62), p.1-15, 2020.
SANTOS, Núbia Zorzanelli dos; ALMEIDA, Felipe Quintão; BRACHT, Valter. Vida de professores de Educação Física: o pessoal e o profissional no exercício da docência. , Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 141-165, fev. 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3067. Acesso em: 29 out. 2020.
SOUZA, S. T. B. de. História da Educação Física no ensino superior no Ceará (de 1965 a 1976): implicações dessa trajetória [recurso eletrônico]..162 f.: il. Dissertação (Mestrado acadêmico) - Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Curso de Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado Acadêmico, Fortaleza, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Symon Tiago Brandão de Souza, Arliene Stephanie Menezes Pereira, Maria Adriana Borges dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.