Perspectiva discente sobre os impactos da moradia estudantil para a permanência na universidade
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11350Palavras-chave:
moradia estudantil, permanência, ensino superiorResumo
O artigo tem como objetivo analisar os impactos da Moradia Estudantil na permanência de estudantes no Ensino Superior, a partir da perspectiva dos próprios residentes. Para isto, a unidade de análise corresponde à Residência Universitária da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista-BA, sendo entrevistados 09 (nove) estudantes residentes na Moradia Estudantil. Utilizou-se metodologicamente a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os achados evidenciam impactos positivos e negativos da Moradia Estudantil relacionados à permanência de estudantes. Para os participantes da pesquisa, a Moradia Estudantil configura-se como um alicerce relevante para a permanência na graduação. Além disso, estes compreendem a Assistência Estudantil como atendimento às necessidades básicas, mas com a necessidade de melhorias e maior investimento em infraestrutura e ampliação dos espaços de decisão para participação estudantil.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Leandro et al. Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 17, n. 3, 2012.
ANDES. Proposta do ANDES/SN para a Universidade Brasileira. São Paulo, jun. 1996.
DUTRA, Natália Gomes dos Reis; SANTOS, Maria de Fátima de Souza. Assistência estudantil sob múltiplos olhares: a disputa de concepções. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, v. 25, n. 94, p. 148-181, mar. 2017.
FONAPRACE. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis - FONAPRACE. Primeira pesquisa do perfil social, cultural e econômico dos estudantes das IFES. Belo Horizonte: FONAPRACE, 1997.
LEITE, Janete Luzia. Política de Assistência Estudantil: direito da carência ou carência de direitos? SER Social, Brasília, v. 14, n. 31, p. 453-472, jul./dez. 2012.
NASCIMENTO, Clara Martins; ARCOVERDE, Ana Cristina Brito. O serviço social na assistência estudantil: reflexões acerca da dimensão político-pedagógica da profissão. FONAPRACE: Revista Comemorativa 25 anos: histórias, memórias e múltiplos olhares. Organizado pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis, coordenação ANDIFES. UFU: PROEX, 2012. p. 167-79.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
NETTO, José Paulo. Crisis of the capital and consequences for the society. Serviço Social & Sociedade, n. 111, p. 413-429, 2012.
ORSO, Paulino José. A criação da universidade e o projeto burguês de educação no Brasil In: ORSO, Paulino José (org.). Educação, sociedade de classes e reformas universitárias. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 43-62.
SANTANA, Alexandrina Mendes. Residência, Resistência – Luta pela implantação de uma política de permanência estudantil universitária na Uesb-2004-2008. 2014. 38f. Monografia (Graduação em História) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2014.
SANTIAGO, Salomão. Nunes. A política de assistência estudantil no governo Lula: 2003 a 2010. 2014. 238f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1339435. Acesso em: 05 out. 2017.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras,
SEN, Amartya. Desigualdade Reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SGUISSARDI, Valdemar. Educação Superior no Brasil. Democratização ou massificação mercantil? Educação & Sociedade, v. 36, n. 133, p. 867-889, dez. 2015.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mXnvfHVs7q5gHBRkDSLrGXr/?lang=pt#. Acesso em: 08 jan. 2020.
SPOSATI, Aldaíza. Assistência na trajetória das políticas sociais brasileiras: uma questão em análise. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
TRINDADE, Hiago. Educação luta de classes e políticas educacionais no contexto da contrarreforma: notas sobre a UERN. Serviço Social em Revista, v. 16, n. 2, p. 228-248. 2014
UESB. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Conselho Superior (CONSU). Resolução nº 011 de 17 de dezembro de 2008. Dispõe sobre o estabelecimento do Programa de Assistência Estudantil no âmbito da UESB e dá outras providências. Vitória da Conquista: UESB/CONSU, 2008.
ZAGO, Nadir. Del acceso a la permanencia en la enseñanza superior: trayectos de estudiantes universitarios de clases sociales populares. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 226-237, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marília do Amparo Alves Gomes, Ennia Débora Passos Braga Pires, Soane Santos Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.