Gestão colaborativa como fator de promoção à saúde e segurança na escola
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11981Palavras-chave:
gestão escolar, promoção à saúde e segurança, formação e participação juvenilResumo
Este artigo é reflexo das discussões desenvolvidas, ao longo de quinze anos, no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudo se insere na Linha de Pesquisa em Representações Sociais e a Organização do Espaço Escolar e teve como objetivo relatar uma experiência de gestão colaborativa, em saúde e segurança escolar, realizada numa escola de periferia urbana de Salvador-Bahia- Brasil, a fim de diminuir os fatores de risco existentes e enfatizando o que precisamos para viver bem. Pelo pensamento de Leiro (2004), e Castro e Rosa (2010), contextualizamos sobre a juventude e o uso das drogas para nos aproximarmos das ideias de Pimentel, Bomfim e Santana (2021), sobre políticas públicas e praticas socioeducativas de jovens em periferias urbanas. Finalmente as ideias de Bucher e Oliveira (1994) serviram para elaboração do projeto de intervenção de abordagem preventiva e estruturado com base num modelo da educação para a saúde que fundamenta o Programa de Promoção da Saúde na Escola. Ele foi desenvolvido junto aos gestores, professores e representantes do conselho escolar, e os dados empíricos foram colhidos, analisados e sistematizados por meio de registros escritos e imagéticos. Os resultados nos permitiram desenvolver estratégias de promoção à saúde e combate ao uso de drogas, sob três eixos: Integração da prevenção no currículo escolar; Participação juvenil, Formação de multiplicadores e Fortalecimento da escola na comunidade.
Downloads
Referências
BAHIA. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Álvaro da Franca Rocha. Salvador, 2019.
BAHIA. Documentos da Secretaria da Escola Municipal Álvaro da Franca Rocha, 2019.
BAHIA. Ata do Conselho Escolar. Salvador, abril de 2019.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Censo demográfico 2010: aglomerados subnormais: informações territoriais. Brasília: IBGE. 2010.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. IDEB. Disponível em http://ideb.inep.gov.br/. Acesso em: 25 jan. 2023.
BRASIL. Discurso de abertura da 2ª Conferência Nacional de Juventude realizada em Brasília, de 09 a 12 de dezembro, 2011. Secretaria Nacional de Juventude.
BRITO, Ahécio Kleber Araújo; SILVA, Francisca Islandia Cardoso da; FRANÇA, Nanci Maria de. Programas de intervenção nas escolas brasileiras: uma contribuição da escola para a educação em saúde. Saúde em Debate. Rio de Janeiro, v. 36, n. 95, p. 624-632, out./dez. 2012,
BUCHER, Richard. A abordagem preventiva do uso indevido de drogas. In: BUCHER, R. (org.). Prevenção ao uso indevido de drogas. UNB, 1989.
BUCHER, Richard; OLIVEIRA, Sandra R. M de. O discurso do" combate às drogas" e suas ideologias. Revista e Saúde Pública, v. 28, n. 2, p. 137-145, 1994.
CASTRO, Mariana de Souza; ROSA, Lúcia Cristina dos Santos. Fatores de risco e proteção na prevenção do uso indevido de drogas. Disponível em: www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/2010.pdf. Acesso em: 08 nov. 2019.
CONTE, Marta; OLIVEIRA, Carmem Silveira de; HENN, Ronaldo César; WOLFF, Maria Palma. Consumismo, uso de drogas e criminalidade: riscos e responsabilidades. Psicologia ciência e profissão. Brasília, v. 27, n. 1, mar. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/MtrK7n49vz7c9LC8sDjzHfs/ Acesso em: 08 nov. 2019.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.
GARRIDO, Walter Von Czékus. Representações Sociais sobre Futuro na Realidade de Jovens Periféricos: Tessituras do Imaginário nas Práticas Socioeducativas. 2021. 104f. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – da Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2021.
LEIRO, Augusto César R. Educação e mídia esportiva: representações sociais das juventudes. 2004. 290f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
MOREIRA, Fernanda Gonçalves; SILVEIRA, Dartiu X. da; ANDREOLI, Sérgio B. Redução de danos do uso indevido de drogas no contexto da escola promotora de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v.11, n. 3, p. 807-816, 2006.
PIMENTEL, Gabriela S. Rêgo; BOMFIM, Natanael R.; SANTANA, Jeanne L. Redes de Coletivos de jovens periféricos e práticas socioeducativas. Sisyphus journal of education v. 9, issue 03, p. 30-55, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natanael Reis Bomfim, Sílvia Letícia Costa Pereira Correia, Micheline Liberato Marques de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.