Concepção escolanovista de educação: realidade e prática efetiva nas escolas primárias de Cabinda de 2002 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13185

Palavras-chave:

concepção escolanovista, prática educativa, realidade

Resumo

Neste artigo, procurou-se compreender as políticas da educação em Angola no período de 2002 a 2021, fazendo uma incursão da concepção escolanovista de educação na realidade da prática efetiva nas escolas primárias de Cabinda. A situação problemática que incentivou o desenrolar do tema, deu lugar à definição do subsequente problema científico: Que concepção tem sido aplicada no sistema da educação angolana: realidade e prática efetiva nas escolas primárias de Cabinda, de 2002 a 2021? Com a finalidade de contribuir na resolução do problema científico definido, foi formulada a hipótese à continuação: Capacitação de professores na concepção escolanovista de educação é possível fortalecer a realidade da prática efetiva nas escolas primárias de Cabinda. Com propósito de que constatasse-se a hipótese formulada, foi preconizado como objectivo geral: Analisar a concepção escolanovista de educação na realidade da prática efetiva nas escolas primárias de Cabinda, de 2002 a 2021. Foram aplicados os métodos do nível teórico, empírico e estatístico-matemático. A técnica utilizada foi o questionário que serviu de instrumento da recolha de dados; estes foram analisados, discutidos e interpretados tendo alcançado como resultados, os professores desconhecem a metodologia de ensino para escolas primárias, fora dos movimentos da reforma educativa; o método expositivo é a via principal porque faz-se a transmissão e avaliação somente dos conhecimentos. Entretanto, Angola precisa assumir uma metodologia que coloca o aluno como sujeito da sua aprendizagem e que o professor de ensino primário no mínimo deve ser licenciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mónica Dina Chilongo Jova, Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda - Angola

Doutora em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Enrique José Varona, Cidade de La Habana (2013).É professora Auxiliar, efetiva a tempo integral no Instituto Superior de Ciências da Educação em Cabinda.

Jeremias Zau Kimbuca, Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda - Angola

Mestre em Metodologias de Ensino, integrado pelo Instituto Superior de Ciências da Educação. É funcionário efectivo da Reitoria da Universidade.

Adelaide Cambinja Leopoldo, Instituto Superior de Ciências da Educação Cabinda - Angola

Mestre em Metodologias de Ensino, integrado pelo Instituto Superior de Ciências da Educação. É funcionária efectiva do Instituto Superior de Ciências da educação.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna. 1996.

CRESWELL J. K Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto (2ª edição). - Porto Alegre : Artmed , 2007.

KETELE, J.; ROEGIERS, X. Metodologia da recolha de dados: fundamentos dos métodos de observações, de questionários, de entrevistas e de estudo de documentos. Lisboa: Instituto Piaget. 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática: a pedagogia, crítico-social dos conteúdos, São Paulo: Loyola. 2002.

ROGERS, Carlos. Liberdade de aprender . Porto : Medicina. 1985.

SAVIANI, Dermeval (2017). O legado educacional do século XX no Brasil. . São Paulo: Campinas.

TEIXEIRA, Anísio. Educação é um direito. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ. 1996.

UNESCO. Educação para todos: o imperativo da qualidade. Relatório conciso. Paris: Edição on-line:www.unesco.org.br/2005.11.12. 2005.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

JOVA, M. D. C.; KIMBUCA, J. Z.; LEOPOLDO, A. C. Concepção escolanovista de educação: realidade e prática efetiva nas escolas primárias de Cabinda de 2002 a 2021. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13185, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13185. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13185. Acesso em: 21 nov. 2024.