Alfabetização: atuação docente e desafios no ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13550Palavras-chave:
alfabetização, docência, ensino remoto emergencial, pandemiaResumo
Este artigo consiste em um recorte do projeto de pesquisa “Alfabetização em Alagoas no tempo/espaço do Ensino Remoto Emergencial: cenários e discursos” (SANTOS, 2020), que definiu por objetivo geral investigar a alfabetização no tempo/espaço do ensino remoto emergencial (ERE) em Alagoas na/pós pandemia com foco nos cenários político-pedagógicos e nos discursos de professores alfabetizadores. Foram analisados os dados quantitativos coletados nos municípios de Maceió e Arapiraca, ambos localizados no Estado de Alagoas. Os resultados indicam que a maioria dos docentes que participaram da pesquisa intervieram no ERE em turmas de alfabetização. Ademais, percebe-se que para os respondentes, as aulas remotas podem ser consideradas como uma solução de meio termo, indicando também que tiveram uma preparação razoável para o ERE. Os desafios englobam as dificuldades em conseguir fazer com que os alunos participassem das aulas. Referente às alternativas didáticas, os dados mostram que foram usadas diversas estratégias e plataformas digitais, constatando que a maioria dos docentes dispunha de acesso à internet e às ferramentas tecnológicas.
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