A quem serve o Plano Nacional de Educação? Educação e trabalho no PNE 2014-2024
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13758Palavras-chave:
Plano Nacional de Educação, Sociologia da Educação, avaliação das políticas educacionaisResumo
O Plano Nacional de Educação (PNE), assim como indica seu nome, é um plano, em forma de lei, que dita formas e metas para o desenvolvimento da educação, tido como uma política educacional que vem a se aplicar em forma de políticas públicas, pensando a promoção da educação, da igualdade e a diminuição da vulnerabilidade social. Assim, o trabalho discute os interesses por dentro da elaboração e efetivação do PNE 2014-2024 seguindo a perspectiva da ausência e não-determinação dos interesses dos trabalhadores. Dessa forma, seguindo os métodos da pesquisa bibliográfica, pretendemos desvelar os interesses na constituição do PNE 2014-2024 descortinando a lógica por trás da construção do plano.
Downloads
Referências
ABRANTES, Pedro (comp.). Entre a vida da escola e a escola da vida: diálogos com Aprendendo a Trabalhar de Paul Willis In: SANT’ANA, Ruth Bernardes de; Pedro Abrantes (org). Aprendendo a Trabalhar: um encontro coletivo com a obra de Paul Willis. Curitiba: CRV, 2013. p. 13-17.
AGUIAR, Márcia Ângela da S. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009: questões para reflexão. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 707-727, jul.-set. 2010
ALVES, João Roberto Moreira O Plano Nacional da Educação e o papel da sociedade no processo de sua construção coletiva. Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação. Ano 18 - nº 124 - dezembro de 2010.
ISSN 1414-4778.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: Crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2008.
BRANDÃO, Lucas Leon Vieira de Serpa. A emergência da educação humanizadora em meio ao caos: contradições da educação remota na efetivação da inclusão social. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020.
BRANDÃO, Lucas Leon Vieira De Serpa. Da educação popular ao bem estar social: panorama para a superação do Brasil bolsonarista. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988
BRASIL. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 01, Brasília, DF, p. 1, 10 jan. 2001.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 01 – Edição Extra - Brasília, DF, p. 1, 26 jun. 2014.
Brasil. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – 2. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2019.
LIMA, Maria Cláudia Virgínia de Lima. Brandão, Lucas Leon Vieira de Serpa. Reflexões sobre os itinerários formativos e as influências neoliberais: uma análise a partir do currículo de Pernambuco. In: ENCCULT, XI, 2021, Maceió. Anais. Santana de Ipanema: GCaatinga, 2021, p. 01-12.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U, 2020.
MICHAELIS. Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 1998.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Nova Gestão Pública e Governos Democrático-Populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 132, p. 625-646, jul.-set., 2015
PELBART, Péter Pál. Tempos agonísticos. Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 02, n. 27, p. 41-49, dez. 2015
RUMMERT, Sonia Maria; ALGEBAILE, Eveline; VENTURA; Jaqueline. Educação da classe trabalhadora brasileira: expressão do desenvolvimento desigual e combinado. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 8, n. 54, p. 717-740, 2013.
SILVA, Mariléia Maria da; DECKER, Aline Inácio; FAUST, Juliana Matias; MELGAREJO, Mariana Moura. Formação da classe trabalhadora em tempos de pandemia e crise do capital: a agenda dos aparelhos privados de hegemonia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021.
VIEIRA, José Jairo.; RAMALHO, Carla Chagas.; VIEIRA, Andrea Lopes da Costa. A origem do plano nacional de educação e como ele abordou as questões de gênero. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 64–80, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucas Leon Vieira de Serpa Brandão, Tarcia Regina da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.