A quem serve o Plano Nacional de Educação? Educação e trabalho no PNE 2014-2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13758

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Sociologia da Educação, avaliação das políticas educacionais

Resumo

O Plano Nacional de Educação (PNE), assim como indica seu nome, é um plano, em forma de lei, que dita formas e metas para o desenvolvimento da educação, tido como uma política educacional que vem a se aplicar em forma de políticas públicas, pensando a promoção da educação, da igualdade e a diminuição da vulnerabilidade social. Assim, o trabalho discute os interesses por dentro da elaboração e efetivação do PNE 2014-2024 seguindo a perspectiva da ausência e não-determinação dos interesses dos trabalhadores. Dessa forma, seguindo os métodos da pesquisa bibliográfica, pretendemos desvelar os interesses na constituição do PNE 2014-2024 descortinando a lógica por trás da construção do plano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Leon Vieira de Serpa Brandão, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Mestrando em Educação Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) da Universidade Federal de Pernambuco. Pedagogo pela Universidade Católica de Brasília. 

Tarcia Regina da Silva, Universidade de Pernambuco - Brasil

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2014) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). É Professora Associada e Livre Docente da Universidade de Pernambuco.

Referências

ABRANTES, Pedro (comp.). Entre a vida da escola e a escola da vida: diálogos com Aprendendo a Trabalhar de Paul Willis In: SANT’ANA, Ruth Bernardes de; Pedro Abrantes (org). Aprendendo a Trabalhar: um encontro coletivo com a obra de Paul Willis. Curitiba: CRV, 2013. p. 13-17.

AGUIAR, Márcia Ângela da S. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009: questões para reflexão. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 707-727, jul.-set. 2010

ALVES, João Roberto Moreira O Plano Nacional da Educação e o papel da sociedade no processo de sua construção coletiva. Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação. Ano 18 - nº 124 - dezembro de 2010.

ISSN 1414-4778.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: Crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2008.

BRANDÃO, Lucas Leon Vieira de Serpa. A emergência da educação humanizadora em meio ao caos: contradições da educação remota na efetivação da inclusão social. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020.

BRANDÃO, Lucas Leon Vieira De Serpa. Da educação popular ao bem estar social: panorama para a superação do Brasil bolsonarista. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988

BRASIL. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 01, Brasília, DF, p. 1, 10 jan. 2001.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 01 – Edição Extra - Brasília, DF, p. 1, 26 jun. 2014.

Brasil. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – 2. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2019.

LIMA, Maria Cláudia Virgínia de Lima. Brandão, Lucas Leon Vieira de Serpa. Reflexões sobre os itinerários formativos e as influências neoliberais: uma análise a partir do currículo de Pernambuco. In: ENCCULT, XI, 2021, Maceió. Anais. Santana de Ipanema: GCaatinga, 2021, p. 01-12.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U, 2020.

MICHAELIS. Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 1998.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Nova Gestão Pública e Governos Democrático-Populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 132, p. 625-646, jul.-set., 2015

PELBART, Péter Pál. Tempos agonísticos. Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 02, n. 27, p. 41-49, dez. 2015

RUMMERT, Sonia Maria; ALGEBAILE, Eveline; VENTURA; Jaqueline. Educação da classe trabalhadora brasileira: expressão do desenvolvimento desigual e combinado. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 8, n. 54, p. 717-740, 2013.

SILVA, Mariléia Maria da; DECKER, Aline Inácio; FAUST, Juliana Matias; MELGAREJO, Mariana Moura. Formação da classe trabalhadora em tempos de pandemia e crise do capital: a agenda dos aparelhos privados de hegemonia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021.

VIEIRA, José Jairo.; RAMALHO, Carla Chagas.; VIEIRA, Andrea Lopes da Costa. A origem do plano nacional de educação e como ele abordou as questões de gênero. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 64–80, 2017.

Downloads

Publicado

2023-11-11

Como Citar

BRANDÃO, L. L. V. de S.; SILVA, T. R. da. A quem serve o Plano Nacional de Educação? Educação e trabalho no PNE 2014-2024. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13758, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13758. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13758. Acesso em: 21 nov. 2024.