Qualidade de ensino no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda e inserção profissional dos licenciados em ensino da matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13778

Palavras-chave:

qualidade de ensino, ensino da matemática, inserção profissional de licenciados

Resumo

O presente artigo analisa o conceito de Qualidade desde ponto de vista do Ensino no curso de Licenciatura em Ensino da Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda. Ao longo da pesquisa deparou-se com uma situação problemática que tem causado transtornos nos estudantes desse curso. Esta situação originou ao seguinte problema científico: Como contribuir na melhoria da Qualidade de Ensino nos estudantes do curso de Licenciatura em Ensino da Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda? O objetivo da pesquisa delimitou-se em contribuir na melhoria da Qualidade de Ensino no ISCED de Cabinda. Os métodos usados nesta pesquisa foram: de nível teórico, empírico e matemático. As técnicas utilizadas como instrumentos da recolha de dados foram: o questionário e a entrevista; estes instrumentos permitiram-nos analisar os seguintes aspetos: organização dos planos currículares, criação das condições técnico-materiais de ensino, laboratórios para os cursos ministrados na instituição; corpo docente, o ingresso dos estudantes no ensino superior, investigação científica, cooperação do ISCED com outras Instituições de ensino superior e Universidades a nível nacional e internacional, inserção dos licenciados no mercado de trabalho, etc. Entretanto, o ISCED de Cabinda-Angola necessita de uma infra-estrutura de raiz, criar condições para contribuir na melhoria da Qualidade de Ensino e criar parceria com a Delegação Provincial da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Cabinda, a fim de facilitar a inserção dos licenciados do curso de Ensino da Matemática no mercado de trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos João Pucuta, Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda - Angola

Doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique José Varona, Cidade de Havana (2016). É professor Auxiliar, efetivo a tempo integral no Instituto Superior de Ciências da Educação em Cabinda.

Bonifácio dos Santos Luemba, Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda - Angola

Mestre em Metodologias de Ensino, integrado pelo Instituto Superior de Ciências da Educação. É funcionário efetivo no Instituto Superior de Ciências da Educação em Cabinda.

Referências

AMANTE, M. J. A avaliação da qualidade no ensino superior: uma proposta de indicadores de qualidade docente. Tese de doutoramento. Coimbra. 2007

BAUMAN, Z. Sobre Educação e juventude. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BEISIEGEL, C. R. A política de educação de jovens e adultos analfabetos no Brasil. Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Tradução. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. Acesso em: 15 set. 2023.

BRAMMING, P. An Argument for Strong Learning in Higher Education. Quality in Higher Education, n.º 13(1), pp. 45-56. 2007

CUNHA, E. Autismo e Inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 3ª Edição. Rio de janeiro: Wak Ed. , 2011, p. 20

GARCIA, J. M. e Gutierrez, R. Inserción Laboral y Desigualdad en el Mercado de Trabajo: Cuestiones Teoricas, Revista Española de Estudios Sociologicos (REIS) nº 75, pp. 269-293. 1996

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4ª Edição, São Paulo. 2002, p. 41

Guia Teórico para Decisores. 2010.

LEITE, C.; FERNANDES, P. Avaliação, qualidade e equidade. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 19, n. 2, p. 421-438, 2014.

MIRANDA, G. L. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 03, pp. 41-50. 2007.

OCDE. As escolas e a qualidade, Rio Tinto, Coleção Biblioteca Básica de Educação e Ensino, Edições Asa. 1992

PETERSON, P. D. O papel da universidade para uma Angola melhor. Revista de Ciências da Educação e Estudos Multidisciplinares. ISCED de Luanda. N.º7 Julho/Dezembro 2º11, pp.83-89.

RONCAGLIO, S. M. A relação professor-aluno na educação superior: a influência da gestão educacional. 2004.

SANTANA, A. P. Surdez e Linguagem: aspectos e implicações neurolingüísticas. São Paulo: Plexus, 2007

SANTOS, M. B. Inserção no Mercado de Trabalho e Formação Profissional. Vieira, F. Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Revista Educação e Sociedade, 2009, p.106.

SILVA, M. W. e BALZAN, N. C. Universidade corporativa: (pré-) tendência do Ensino Superior ou ameaça?. Avaliação: Revista de Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 12, n. 2, p. 233-256, jun. 2007, p. 234

TOMAÉL, M.I. Redes sociais, conhecimento e inovação localizada. Inf., Londrina, v. 12, n. esp., 2007

UNICEF. Defining Quality in Education. Documento apresentado no Grupo de Trabalho Internacional de Educação, Florência, Itália, Junho, 2000.

UNESCO. Educação de qualidade para todos. 2007

VENÂNCIO, I. M. e Otero, A. G. Eficácia e qualidade na escola: guias práticos, Edições ASA, Porto. 2003, p. 64

AS LEIS

Decreto Executivo nº 427/17 artigo 1º. Criação do Curso de Mestrado em Ensino da Matemática, no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda.

Decreto Executivo nº 468/17 artigo 1º. Criação do Curso de Mestrado em Metodologias de Ensino, no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda.

Decreto Executivo nº 635/22. Criação do Curso de Mestrado em Metodologia do Ensino de Línguas, na Especialidade de Língua Portuguesa no Ensino Secundário, no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda.

Downloads

Publicado

2024-02-21

Como Citar

PUCUTA, M. J.; LUEMBA, B. dos S. Qualidade de ensino no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda e inserção profissional dos licenciados em ensino da matemática. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e13778, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.13778. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13778. Acesso em: 21 nov. 2024.