Um estudo sobre a educação em Bagé no período de redemocratização a partir do jornal DeFato (1986-1987)
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13787Palavras-chave:
educação, história do Brasil, história da educaçãoResumo
O presente artigo científico, situado no campo da História da Educação, tem como objetivo apresentar os resultados obtidos por meio da dissertação de mestrado “É tempo de luta! A história da educação pública em Bagé a partir das páginas do Jornal DeFato (1986-1987), cujo desenvolvimento deu-se no Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Bagé. Para isso, contextualizaremos como chegamos até a nossa fonte, apresentaremos os aportes metodológicos utilizados para a elaboração da pesquisa, bem como tornaremos visíveis dados os quais entendemos serem caros à compreensão do estudo que nos propomos a desenvolver durante os anos de 2021 e 2022. De tal maneira, por meio deste trabalho, conseguiremos perceber que o DeFato ajuda com que se estabeleça análises complexas sobre os embates a nível educacional que ocorreram no Brasil durante a fundação da Nova República (1985-atual), corroborando para o entendimento da conjuntura política existente à época.
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