O desenvolvimento infantil e a integração das tecnologias digitais na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13801

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil, educação infantil, tecnologias digitais

Resumo

Entre os principais desafios no cenário atual da Educação Infantil, está o desenvolvimento integral do sujeito aprendiz. Essa discussão ganha maior relevância quando se considera a experiência de aprendizagem com o ensino remoto vivenciada durante a pandemia da covid-19. Desse modo, definiu-se como objetivos deste estudo: investigar as implicações das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no desenvolvimento integral de crianças na etapa da Educação Infantil; compreender o contexto histórico acerca da evolução das tecnologias no ambiente educacional e do desenvolvimento da criança; identificar as possibilidades e contribuições da integração das tecnologias emergentes no contexto da Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, com análise qualitativa dos dados. Verificou-se que a integração das tecnologias pode contribuir para o desenvolvimento das crianças quando as práticas pedagógicas buscam possibilitar as aprendizagens por meio de uma ação intencional e planejada de ensino.

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Biografia do Autor

Bruna Silva Felix, Must University - Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University; Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade do Maciço de Baturité. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Contribuição de autoria: pesquisa bibliográfica, análise de dados, escrita do texto.

Maria Inês Crnkovic Octaviani, Must University - Estados Unidos

Doutora em Educação (UFSCar); Mestre em Educação (UFSCar); Especialista em Direito e Gestão Educacional (ILAPE); Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (UFF); Graduada em Pedagogia (UFSCar).

Contribuição de autoria: orientação e revisão final.

Rafaela de Oliveira Falcão Freitas, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduada em Pedagogia (UECE).

Contribuição de autoria: análise de dados, escrita do texto, revisão final.

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Publicado

2024-01-15

Como Citar

FELIX, B. S.; OCTAVIANI, M. I. C.; FREITAS, R. . de O. F. O desenvolvimento infantil e a integração das tecnologias digitais na educação. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e13801, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.13801. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13801. Acesso em: 2 maio. 2024.