O desenvolvimento infantil e a integração das tecnologias digitais na educação
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13801Palavras-chave:
desenvolvimento infantil, educação infantil, tecnologias digitaisResumo
Entre os principais desafios no cenário atual da Educação Infantil, está o desenvolvimento integral do sujeito aprendiz. Essa discussão ganha maior relevância quando se considera a experiência de aprendizagem com o ensino remoto vivenciada durante a pandemia da covid-19. Desse modo, definiu-se como objetivos deste estudo: investigar as implicações das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no desenvolvimento integral de crianças na etapa da Educação Infantil; compreender o contexto histórico acerca da evolução das tecnologias no ambiente educacional e do desenvolvimento da criança; identificar as possibilidades e contribuições da integração das tecnologias emergentes no contexto da Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, com análise qualitativa dos dados. Verificou-se que a integração das tecnologias pode contribuir para o desenvolvimento das crianças quando as práticas pedagógicas buscam possibilitar as aprendizagens por meio de uma ação intencional e planejada de ensino.
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