O que quer o currículo para a educação infantil? Um gesto analítico dos documentos da política curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14112

Palavras-chave:

documentos curriculares, educação infantil, política curricular

Resumo

Nesta investigação, foi tecida uma análise dos documentos curriculares para a Educação Infantil, a saber, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil – RCNEI (1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (2009), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) e seus engendramentos discursivos constitutivos da política curricular. Tais documentos demarcaram o contexto da Educação Infantil com o atravessamento dos seus discursos e que não trazem em si uma linha contínua das suas significações, mas revelam as continuidades, as rupturas, os liames e os entrelaços desse composto curricular. Ao diagramar-se a política curricular através dos documentos RCNEI, as DCNEI e a BNCC, percebeu-se que cada um foi elaborado sob forte influência do contexto histórico. Os saberes que se põe a falar sobre a criança e sua infância a partir dos RCNEI são os mesmos que vislumbram a Educação Infantil como etapa preparatória da escolarização. Na análise das DCNEI, percebe-se a ideia de Educação Infantil como etapa que fornece meios para progredir no trabalho e nos estudos posteriores. Já a BNCC, traz rupturas à política curricular para Educação Infantil, pois o que se põe em disputa no currículo evidencia-se no estabelecimento da gestão de competências e fixação de conteúdos.

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Biografia do Autor

Gilmara Santos de Jesus, Secretaria Municipal de Educação de Ituberá, Bahia - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Ituberá, Bahia.

Contribuição de autoria: escrita do artigo

Reginaldo Santos Pereira, Universidade Estadual do Sudoetes da Bahia - Brasil

Doutor em Educação (UFSCar). Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Pesquisa: Infância, Educação e Contemporaneidade (GPIEC).

Contribuição de autoria: escrita do artigo.

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Publicado

2024-01-15

Como Citar

JESUS, G. S. de; PEREIRA, R. S. O que quer o currículo para a educação infantil? Um gesto analítico dos documentos da política curricular. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e14112, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.14112. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14112. Acesso em: 2 maio. 2024.