Ambiente virtual de aprendizagem como tecnologia emergente no processo de ensino e aprendizagem em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14264

Palavras-chave:

ambiente virtual, ensino, aprendizagem, tecnologias digitais

Resumo

Esta pesquisa pretende analisar as funcionalidades e potencialidades dum contexto virtual na aprendizagem. Assim optou-se por um estudo qualitativo. A técnica usada para a recolha de dados foi a entrevista estrutura onde recorremos a seis professores da cidade de Lichinga, Província doNiassa em Moçambique. Os estudos mostraram que os ambientes vistorias de aprendizagem constituem ferramentas de relevo na nova dinâmica de ensino basado nas tecnologias no processo de aprendizagem. Dados mostraram que contexto virtual de ensino  possibilitam uma aprendizagem autónoma do estudante onde este tem a prorrogativa de gestão pessoal do tempo, planejamento da aprendizagem e recursos. No entanto, aperar de todas e enormes vantagens do AVA, é um desafio pois os estudantes no contexto moçambicano pois para além dos escassos recursos necessários para a aquisição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Bela Carlos Ribeiro Jona, Universidade Rovuma, Niassa - Moçambique

Mestranda em Avaliação Educacional na Universidade Rovuma-Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências. Licenciada em Ensino de Português pela Universidade Pedagógica Delegação de Niassa.

Contribuição de Autoria: escrita.

Gabriel Arlindo Mário Cuelia, Universidade Rovuma, Niassa - Moçambique

Mestrando em Avaliação Educacional na Universidade Rovuma - Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências. Licenciado em de Inglês pela Universdidade Pedagógica de Nampula.

Contribuição de Autoria: escrita

Momade Suquia, Universidade Rovuma, Niassa - Moçambique

Mestre em Avaliação Educacional pela Universidade Rovuma-Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências. Licenciado em PAGE pela Universidade Pedagógica Delegação do Niassa. Membro Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino no Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências.

Contribuição de Autoria: escrita

Calisto Adelino Silvestre, Universidade de Rovuma, Niassa - Moçambique

Doutor em Inovação e Educação na Universidade Católica de Moçambique; Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino da Universidade Rovuma - Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências.

Contribuição de Autoria: escrita.

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma Introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CRUZ, D, M; MORAES, M. Tecnologias de Comunicação e Informação para o Ensino a Distância na Integração Universidade /Empresa. Florianópolis, 1999

FLICK, U. Introdução à Metodologia de Pesquisa – Um guia para Iniciantes – Tradução Magda Lopes. Porto Alegre, Penso, 2013

LAZILHA, F. R. Ambiente de Aprendizagem em EAD. Maringá: Cesumar, 2011. p. 14.

MAIA, C; GRACIA, J. ABC da EAD: a educação a distância hoje. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

MUNHOZ, A. S. O estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático. Curitiba, Ibpex, 2011.

PELLANDA, N. M. C.; PELLANDA, E. C. Ciberespaço: um Hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000.

QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: gradiva, 1995.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2024-01-16

Como Citar

JONA, A. B. C. R.; CUELIA, G. A. M.; SUQUIA, M.; SILVESTRE, C. A. Ambiente virtual de aprendizagem como tecnologia emergente no processo de ensino e aprendizagem em Moçambique. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e14264, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.14264. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14264. Acesso em: 22 jun. 2024.