Embates ideológicos em torno do aluno: a alfabetização no Brasil a partir dos ensinamentos de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14304

Palavras-chave:

alfabetização, Paulo Freire, ideologias, pedagogia crítica, justiça social

Resumo

Este estudo acadêmico oferece uma análise da alfabetização no Brasil, examinando-a através da lente teórica e pedagógica de Paulo Freire, um dos mais influentes educadores do século XX. A pesquisa se dedica a explorar a ressonância e o impacto das teorias freireanas no domínio da alfabetização, destacando como suas metodologias inovadoras e transformadoras têm reconfigurado o panorama educacional brasileiro. O artigo delinea o contexto histórico e sociocultural que precipitou a emergência dos métodos freireanos de alfabetização, dando ênfase especial à centralidade da conscientização e da pedagogia crítica no processo educativo. Além disso, o trabalho realça as significativas contribuições de Freire à promoção da justiça social e da equidade através do prisma educacional.

 

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Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Universidade Federal de São Paulo - Brasil

Doutorando em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membro da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade USP/IEA. Sócio(a) da SBPC Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe.

Contribuição para a autoria: escrita do texto.

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Publicado

2024-12-01

Como Citar

SANTOS, D. M. A. de A. P. dos . Embates ideológicos em torno do aluno: a alfabetização no Brasil a partir dos ensinamentos de Paulo Freire. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e14304, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.14304. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14304. Acesso em: 23 jan. 2025.