Uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como recurso didáctico no ensino de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15093

Palavras-chave:

uso das TICs, ensino de biologia, processo de ensino e aprendizagem

Resumo

O objectivo deste trabalho foi de analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como recurso didáctico para melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, no ensino de Biologia. O trabalho é do cunho descritivo-quantitativo. Para alcançar o objectivo acima traçado, foram questionados 5 professores de Biologia e foram entrevistados 82 alunos. Face aos resultados obtidos nos questionários e na entrevista, verificou-se que o uso das TICs como recursos didáctico na escola em estudos enfrenta grandes obstáculos para os professores, tal como alunos. Mesmo enfrentando grandes dificuldades, os professores e alunos reconhecem a importância das TICs no PEA. As TICs integradas na educação é um instrumento que contribui para a interacção e mediação como apoio às aulas de Ciências Naturais, tornando-se um recurso necessário à prática educativa, pois ilustra e contribui na apresentação dos conteúdos. Mas para isso, é preciso que a sua utilização seja planejada e adequada à realidade e ao perfil dos alunos e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Balduíno Milton Mastade Aleixo, Universidade Rovuma – Moçambique

Pesquisador, Mestre em Educação/Ensino de Biologia/Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Universidade Federal de Sergipe – Brasil, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas TECLA UFS/CNPq.

Belito Bento Manuel, Universidade Rovuma – Moçambique

Pesquisador, Mestre em Processamento Alimentar/Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Universidade Federal de Sergipe – Brasil.

Abú Juma Muinde, Universidade Rovuma – Moçambique

Pesquisador / Ensino de Biologia/ Licenciado em Ensino de Biologia pela Universidade Rovuma (UniRovuma), campus de Niassa-Moçambique.

Referências

Araújo, T. S. (2022). Tecnologias em sala de aula: o uso do aplicativo nearpod em tablets escolares como recurso pedagógico no ensino de ciências campina.

Corrêa, A. L. (2018). As tic no ensino de ciências: análise dos TCC produzidos pela licenciatura em ciências biológicas da UESC.

Dias, E. K. da S. (2023). O uso de aplicativos como recurso didático no ensino de ciências e biologia: uma análise em eventos científicos.

Fogaça, O. T. (2016). A utilização das tecnologias digitais no espaço escolar : perspectivas e desafios para o ensino a utilização das tecnologias digitais no espaço escolar : perspectivas e desafios para o ensino.

Jéssica, A. N. (2016). A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. 355–380.

Kayser, E. E. (2020). Aprendizagem com o uso da tecnologia no ensino da biologia. Ic.

Kumbhar, N. N. (2013). Uso de tics no ensino de biologia: um olhar docente.

Marcia, A., & Pereira, P. (2014). A contribuição do uso da tecnologia no ensino de ciências para alunos do sétimo ano da rede estadual do município de ibaiti.

Nhantumbo, F. A. (2022). Análise do Uso de Tecnologias Digitais como Recursos Pedagógicos no Contexto de Emergência: Caso da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane.

Paulo, J., & Santos, D. O. S. (2019). Ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica sobre o uso de jogos didácticos.

Piancastelli, A. D. (2020). Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais.

Silva, J. C. (2022). Estratégias pedagógicas e recursos didáticos na disciplina de biologia , no ensino médio : uma revisão bibliográfica . disciplina de biologia , no ensino médio : uma revisão.

Silva, P. M. (2021). O uso de tecnologias no ensino de biologia.

Souza, T. F. D. (2023). Potencialidades de quatro plataformas digitais como ferramentas de ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

ALEIXO, B. M. M.; MANUEL, B. B.; MUINDE, A. J. Uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como recurso didáctico no ensino de Biologia. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e15093, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.15093. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15093. Acesso em: 27 jul. 2024.